Reitora está em Brasília para tentar resolver impasse

Redução de gastos anunciados pelo governo federal e atraso de repasse do MEC (Ministério da Educação) fizeram com que a (Universidade Federal da Grande Dourados), anunciasse a suspensão de pagamentos da instituição.

Em nota, publicada em 27 de julho, a reitoria da UFGD afirma que, em virtude da redução de gastos do governo federal e atraso do repasse, os pagamentos da instituição foram suspensos temporariamente. Ainda segundo a nota, assinada pela reitora Liane Maria Calarge, a suspensão será mantida até que o governo normalize os repasses à instituição.

Por enquanto, diz a nota, serão mantidos somente pagamentos para o “funcionamento essencial” e a política de assistência estudantil. Procurada, a instituição disse que o pronunciamento oficial é feito somente por meio da nota publicada em seu portal e que a reitora foi à Brasília nesta semana para tentar resolver o impasse.

Funcionários da instituição, que preferem não se identificar por temerem represálias, afirmam que o atraso no repasse e consequente suspensão de pagamentos, trouxe dificuldades de pagamentos de contas básicas, tais como energia elétrica e água, que estariam com mais de 90 dias de fatura em aberto.

Repasse

De acordo com a UFGD, o repasse do MEC era esperado para 21 de julho, o que não aconteceu até então. Em nota, a instituição disse que os recursos são repassados, normalmente, no início de cada ano, logo após a aprovação da LOA (Lei Orçamentária Anual), no Congresso Nacional.

No entanto, neste ano, ainda não foram liberados 28%, que seria referente ao custeio (despesas de funcionamento, administrativas, bolsas, etc) e 75% dos recursos de investimentos (construções, aquisição de equipamentos, livros). A falta destes recursos, afirma, tem gerado acúmulo de contas a pagar desde janeiro de 2015.