Em ranking que vai de 1 a 5, a nota máxima obtida foi 4

Nenhuma das Universidades do Mato Grosso do Sul obtiveram nota máxima, em uma escala que vai de 1 a 5, na avaliação feita pelo MEC (Ministério da Educação) que visa quantificar a qualidade das graduações, além de analisar o corpo docente e a infraestrutura da instituição.

O CPC (Conceito Preliminar de Curso) avaliou os cursos da área de saúde, tais como medicina, enfermagem, odontologia e educação-física.

As faixas 5 e 4 fazem parte do grupo de excelência e estão dispensadas de inspeção do MEC, além de estarem liberadas para abrir novas vagas. A faixa 3 é considerada como regular. Já as faixas 2 e 1 são consideradas inadequadas. Quem está nesta última, precisa prestar esclarecimentos ao MEC, além de haver o risco de serem fechadas.

Na faixa 5, o estado com mais universidades foi o de São Paulo, com 10, seguido por Rio de Janeiro, com 4. Em terceiro lugar aparece Minas Gerais, com 3 universidades.

Representantes de Mato Grosso do Sul só aparecem na faixa 4. Entre as Universidades estão quatro particulares e apenas duas públicas. Nesta lista consta a Fundação Universidade Federal da Grande Dourados e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que são públicas, e as particulares Centro Universitário da Grande Dourados; FCG Facsul; Faculdades Integradas de Naviraí e Faculdades Integradas de Ponta Porã.

Já na faixa 3 aparecem 18 universidades sul-mato-grossenses, deste total, há apenas uma pública, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Entre as particulares estão: Faculdade de Administração de Fátima do Sul; UCDB (Universidade Católica Dom Bosco); Faculdade Anhanguera Uniderp; Instituto de Ensino da Funlec; Faculdade Magsul de Ponta Porã; Faculdade Integrada de Três Lagoas; Faculdade Integrada de Paranaíba; Unigran de Campo Grande; Faculdade de Santa Tereza em Corumbá; Faculdade de Mato Grosso do Sul; Faculdade Estácio de Sá em Campo Grande; Faculdade Técnica do Senai; Faculdade de Ponta Porã; Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina; Faculdade de Administração de Nova Andradina; Faculdade de Administração de Chapadão do Sul e Universidade Anhanguera de Dourados.

Na faixa 2, aparecem a Faculdade de Pedagogia de Nova Andradina e a Faculdade Vale do Aporé.

Por fim, na faixa 1 aparecem a Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul de Campo grande.

A lista completa pode ser vista no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): http://www.inep.gov.br/.