O domingo (23) amanheceu nublado, mas não desanimou os mil participantes entre militares, civis e famílias que se reuniram para participar da corrida em prol da paz mundial. É a 9ª edição do evento dos países que participam do Conselho Internacional do Esporte Militar, em Campo Grande.

Com objetivo de promover a paz mundial, a corrida não tem caráter competitivo, mas realiza sorteios para incentivar a participação das pessoas. Todos os anos o evento é realizado em diferentes localidades do mundo. O percurso tem três quilômetros e o ponto de partida foi no Círculo Militar do Oeste até o Aeroporto Internacional de Campo Grande e retorno ao ponto inicial.

No clima de paz, o pequeno Thiago Henrique Mendonça Gomes Matos, de 9 anos, superou os limites físicos com a ajuda do pai, major André Luiz Goulart Matos, de 36 anos, e também particiou da corrida. André criou uma bicicleta adaptada que pode ser conduzida tanto se alguém empurrar quanto se conectar em um bicicleta, virando um quadriciclo.

“Adoro correr, adoro futebol e adoro o militarismo”, disse Thiago deixando o pai mais orgulhoso do filho. “Hoje está todo mundo junto. Estar com a família participando de eventos assim é importantíssimo”, completou o pai.

A mãe Andreia Mendonça Gomes Matos, de 39 anos, e o irmão, Pedro Henrique, de 12 anos, também sempre participam das corridas. Esta é a 10ª corrida que a família disputa. “O pai sempre iventa e cria uma forma  para o Thiago participar”, ressaltou a mãe.

Outra família que não perde a chance de estar reunida é do Marcelo Ocampos, de 38 anos. A mulher dele Danielle Ocampos, 34 anos, e a filha mais velha, Marcela Ocampos, de 8 anos, participaram da corrida. Ele não pode participar para cuidar da filha caçula de dois anos, mas ficou na torcida.

Danielle é praticante de corrida levou a filha Marcela depois que demonstrou interesse pelo hobbie da mãe. “Eu gosto de corrida, mas não sou mais rápida que a mamãe”, admitiu a pequena.

Histórico

Corrida da Paz é uma evento de corrida de rua que acontece anualmente desde o ano 2001. O evento foi criado pelo saudoso jornalista Oscar Cardoso e se tornou tradicional nos finais de ano.

Além de atletas brasileiros, costumam participar da corrida atletas estrangeiros, vindos do Quênia, Tanzânia e Nigéria.

Em 2014 a Corrida da Paz chegará a sua 9ª edição, em Campo Grande. Além de chamar a atenção para a paz mundial é também um meio de promover os Jogos Mundiais Militares, realizados a cada 4 anos, sendo o próximo evento em 2015, na Coréia do Sul.