Com chuva só na segunda, MS registra temperaturas de até 37 graus e umidade de 18%

O calor e o sol devem predominar em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Na Capital, as chuvas devem chegar apenas na segunda-feira (15). Nas regiões norte e leste do Estado, as temperaturas devem atingir a marca dos 37 graus, já em Campo Grande, a máxima deve chegar aos 35 graus e a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O calor e o sol devem predominar em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Na Capital, as chuvas devem chegar apenas na segunda-feira (15). Nas regiões norte e leste do Estado, as temperaturas devem atingir a marca dos 37 graus, já em Campo Grande, a máxima deve chegar aos 35 graus e a umidade relativa do ar pode ficar, nos dias secos, entre 18% e 22%.

De acordo com o meteorologista da Uniderp-Anhanguera, Natálio Abraão, na região sul, as chuvas devem chegar já no sábado à tarde (13) e é o lugar onde virá com mais força, trazendo vento de até 45 quilômetros por hora e trovoadas. Isso deve atingir as cidades de Amambai, Sete Quedas, Mundo Novo, Iguatemi, Aral Moreira e Paranhos.

Já em Campo Grande (região central), na segunda-feira (15), a chuva pode chegar pela manhã, se estendendo pela tarde. Também estão previstas algumas trovoadas de forma isolada. Em virtude do tempo chuvoso, para este dia as temperaturas devem ter máxima de 31 graus.

Na região leste, pode ocorrer chuva no domingo (14) à tarde, principalmente nas cidades de Água Clara, Três Lagoas e Bataguassu.

No oeste, a possibilidade de chuva é pequena até o dia 15 de setembro. As temperaturas devem ficar entre 22 e 36 graus.

Por fim, na região norte, também há pouca possibilidade de chuva para esse mesmo período. O destaque é para a névoa seca que cobre a região, deixando a temperatura máxima chegar aos 37 graus.

Cuidados com tempo seco

Com esse tempo, especialistas recomendam que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 15 horas, umidificar o ambiente com toalhas molhadas, vaporizadores e recipientes com água e evitar exposição ao sol além de consumir bastante água.

Também se deve evitar o cigarro e é necessário ingerir muito líquido. Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes arejados e devem tomar sol nos horários em que os raios estejam mais fracos – antes das 10 e depois das 16 horas.

A baixa umidade pode deixar o nariz entupido ou com sangramento, ressecamento de mucosas e garganta, rinite e crises de asma, espirros, tosse, dificuldade para respirar, ressecamento da pele, irritação dos olhos com vermelhidão, ardência, sensação de areia nos olhos e aumento das conjuntivites alérgicas.

Conteúdos relacionados

chuva