Moradores, da rua Marechal Rondon, no bairro Guanandi, em Campo Grande, reclamam da suspensão dos serviços de água desde a sexta-feira, 27. Segundo Walmor de Souza, um dos moradores atingidos pela suspensão dos serviços, a empresa concessionária responsável Águas Guarariroba, havia se comprometido a resolver o problema no mesmo dia do corte, porém a água começou a voltar apenas tarde deste domingo.

De acordo com o morador, que disse estar em dia com as contas de água, a suspensão do serviço, até o ano passado, era frequente na região. “Sempre acontecia, mas parecia que tinham resolvido. Ela só voltou agora e suja. A caixa d’água construída na Coophamat só atende aquele bairro. Antes faltava água diariamente aqui. É só abrir uma válvula que volta a normalizar”, comenta sobre o bairro do outro lado da avenida.

Walmor conta ainda que quando ocorre esse tipo de situação, primeiro, a parte baixa do bairro é abastecida prejudicando quem mora próximo a avenida. “Aqui só chega de madrugada, o vizinho tem poço de mais de 100 metros de profundidade, por isso não sofre. Se abrir um poço aqui em casa a concessionária entra com um processo”, comenta ao questionar o fato de uma empresa com grande fluxo de caminhões, vizinha de sua residência, não reclamar a falta de água.

Conforme a Lei 11.445 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, locais com rede pública de água deve ser realizada a ligação, não sendo permitida a utilização de poço artesiano.

Segundo a prefeitura de Campo Grande, o Estado é quem está apto a conceder a licença quanto a construção de poços e o município é quem deve fiscalizar. Caso o cidadão queira fazer uma denúncia, o número é o 156.

Águas Guariroba

De acordo com a empresa concessionária Águas Guariroba, desde a sexta-feira estão sendo realizadas melhorias na região do bairro Guanandi, porém o serviço já está normalizado nesta segunda-feira.

A empresa informou ainda que um carro pipa foi disponibilizado para os moradores do bairro.