A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados está promovendo ações compartilhadas de vigilância em saúde em diversos bairros da cidade. Na última quarta-feira (11), moradores do Jardim Carisma receberam equipes de controle vetorial, bloqueios químicos e mecânicos, visitas domiciliares, educação em saúde, prevenção à violência doméstica e sexual, imunização e aplicação das legislações sanitárias e zoosanitárias.

Iniciada em 28 de março, a ação compartilhada já foi realizada em pelo menos sete bairros de Dourados.

Diversos setores da secretaria atuam em conjunto na organização das atividades. Participam a Vigilância Sanitária de Dourados, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o Núcleo de Imunização, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, o Programa de Prevenção à Tuberculose e Hanseníase, e as Estratégias de Saúde da Família (ESF).

No Jardim Carisma, somente o trabalho da Vigilância Sanitária de Dourados fiscalizou 41 estabelecimentos para liberação de alvará de funcionamento e apreendeu 117,5 quilos de produtos de origem animal comercializados sem inspeção. Atendeu ainda 15 denúncias, realizou palestra de orientação e efetuou 32 notificações.

Agentes do CCZ realizaram 903 visitas domiciliares, distribuíram 435 panfletos de educação em saúde, organizaram palestra de orientação e aplicaram 105 notificações conforme a Lei da Dengue. Pela Lei de Controle Animal foram expedidas três notificações.

O Núcleo de Imunização promoveu a campanha nacional de vacinação contra gripe e aplicou 41 doses da vacina.

Itahum

Nesta quinta-feira (19) as atividades serão promovidas na Unidade de Saúde do distrito de Ithaum. No dia 26 de maio a comunidade da Unidade de Saúde do Jardim Santo André recebe os trabalhos da Secretaria de Saúde. A ação também vai ser promovida na Unidade de Saúde da Seleta no dia 2 de junho.