Um ‘morro’ com mais de um metro de altura, formado por pneus de carro, trator, sofás velhos, telhas, galhos de árvores e restos de construção, ocupa mais da metade da rua Dracena, no bairro Taquarussu em Campo Grande.

Os moradores, que há algumas semanas reclamam do lixo nas ruas, dizem que a ‘montanha’ está facilitando a proliferação de animais peçonhentos, insetos, e ainda aumentando o risco de acidentes e atropelamentos que, segundo vizinhos, por pouco não ocorreram na via.

“Do jeito que está, às vezes não dá para ver se vem uma criança, isso aqui está me dando dor de cabeça, às vezes nem consigo dormir direito”, conta a dona de casa Rosâgela Nantes, 41, que mora quase em frente.

“Teve criança que já quase foi atropelada aqui”, disse um operador de moto serra, também morador da rua.

Ratos pareciam coelhos

Já Rita Medeiros, 53, conta que a Prefeitura já começou o trabalho de remoção, mas parou e deixou o ‘morro’ na via. “Quando o entulho foi removido em alguns metros, apareceram diversos insetos e animais. Você tinha que ver o tamanho dos ratos, pareciam coelhos. Sem falar de camundongos e escorpião que apareceram na minha casa”.

Outro problema que amedronta os moradores é o risco da proliferação do mosquito transmissor da dengue por causa dos pneus e outros objetos que acumulam água no local.

Dona Rita, Marcos e Rosângela concordam que parte do despejo irregular de lixo é feita pelos próprios carroceiros e moradores da região. De acordo com a Prefeitura, a limpeza já foi relizada no bairro, mas populares retornaram a jogar os entulhos nos locais.

Quem mora na rua, concorda que o caminhão da prefeitura deslocou-se por diversas vezes a rua Dracena, porém nunca teriam retirado totalmente o lixo da rua. “E se passar um malandro e tocar fogo aí”, indaga o segurança João Guilherme de Arruda de 87 anos.

A prefeitura relembrou da responsabilidade das pessoas de não jogarem lixo nas vias, e avisou que enviará uma equipe da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) ao local para averiguar a situação, depositar entulho inadequadamente pode render multa aos moradores.