A tempestade tropical ‘Lee’, um pouco mais debilitada, com ventos de 65 km/h, continua neste domingo levando fortes chuvas e causando inundações em sua passagem pelos estados da Louisiana, Mississipi e Alabama, enquanto ‘Katia’ poderia se transformar em furacão maior na segunda-feira, informaram os meteorologistas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA informou em seu último boletim que a tempestade ‘Lee’ estava a 75 quilômetros ao sudeste de Alexandria (Louisiana) e a 75 quilômetros ao oeste-noroeste de Baton Rouge, no mesmo estado, e se desloca rumo ao norte a 9 km/h.

Os meteorologistas assinalaram que, devido às ressacas associadas à tempestade, as águas subiram acima do nível do mar até 1,5 metro em áreas do litoral da Louisiana e até um metro no litoral de Mississipi e Alabama.

Estima-se que ‘Lee’ deixe nos próximos dias até um total de chuva acumulada de 10 a 15 centímetros no litoral central do Golfo do México e de até 50 centímetros em regiões isoladas, alertou o NHC.

‘As intensas chuvas continuarão se espalhando para nordeste até o vale do Tennessee e sul de (a cadeia montanhosa) de Appalachian’, acrescentou.

Os meteorologistas alertaram que as intensas chuvas que ‘Lee’ traz em sua passagem poderiam causar ‘extensas e repentinas inundações’.

O centro de ‘Lee’ irá se movimentar de forma ‘errática’ durante a tarde desta segunda-feira antes de girar gradualmente para nordeste ou leste-nordeste à noite.

Enquanto isso, o furacão ‘Katia’, de categoria 2, pode se transformar em um ciclone de categoria maior na segunda-feira em sua passagem pelo nordeste das Antilhas menores.

O ‘Katia’, com ventos máximos sustentados de 165 km/h, subiu esta manhã para a categoria 2 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, ao norte-nordeste das Antilhas menores e se acha a 590 quilômetros destas ilhas a sotavento.

‘Katia’ se desloca em direção noroeste com uma velocidade de translação de 19 km/h, assinalou o NHC.

Os meteorologistas preveem que o ciclone manterá esta trajetória até terça-feira e advertiram que se espera que ‘Katia’ gere fortes ondas e correntes que ‘afetarão nos próximos dias partes da costa leste dos EUA, Bermudas e Antilhas maiores’.

Os meteorologistas do NHC assinalam que ainda é cedo para prever se ‘Katia’ impactará na costa leste dos EUA, mas o cálculo de sua trajetória a cinco dias indica que o centro do ciclone poderia tocar terra em algum ponto do litoral leste do país no final da semana que vem.