As constantes chuvas que atingem o município de Durados desde a quarta-feira têm prejudicado moradores de várias regiões da cidade, principalmente no Jardim Guaicurus e em barracos localizados em áreas de fundos de vale. A Defesa Civil foi acionada e forneceu lonas a pelo menos 35 famílias, que tiveram suas moradias danificadas.

O coordenador da Defesa Civil, João Vicente Chencarek, informou que desde o primeiro dia de chuvas sua equipe está monitorando as regiões mais afetadas, auxiliando onde há prejuízos e orientando donos de casas em risco de alagamento ou de destelhamento. Ele informou que até esta sexta-feira (01) havia chovido uma média de 67 milímetros e alerta ainda que as previsões indicam tempo chuvoso até ao início da próxima semana.

João Vicente pede às pessoas, principalmente as que residem em moradias mais frágeis, para que mantenham uma segurança mínima dessas habitações. Em situações onde as casas possuem melhor padrão, mas que geralmente são afetadas por alagamentos, o coordenador orienta que sejam verificadas calhas e telhas, para não serem surpreendidos. Ele explica que a manutenção é fundamental.

A Defesa Civil de Dourados mantém plantão durante 24 horas através do telefone 199. A orientação é para que as pessoas ao perceberem qualquer situação de risco entrem em contato com a equipe para que sejam possíveis ações preventivas. De acordo com João Vicente, esse número de telefone já é bastante utilizado e graças a isso muitos prejuízos foram evitados em várias regiões da cidade.