A chuva que caiu em todo estado na tarde desta quinta-feira (28) derrubou uma figueira histórica na cidade de Ponta Porã (MS).

A figueira que ficava ao lado da prefeitura era considerada pelos moradores um monumento na cidade, não resistiu ao temporal e teve o tronco partido em quatro pedaços. Em volta da árvore, considerada a mais antiga da cidade, foram edificadas as primeiras casas do município.

Vários veículos foram atingidos pela árvore, entre eles, uma camionete da prefeitura. Outro carro danificado foi um Gol, estava estacionado.

O secretário municipal de Infraestrutura, Helio Peluffo Filho, esteve no local e, juntamente com homens do Corpo de Bombeiros avaliou a situação. “Infelizmente a tendência é de que tenhamos que cortar o que sobrou da árvore. Mas a decisão só será tomada depois de uma nova avaliação, mais detalhada. Lamentamos a perda de um dos patrimônios históricos de Ponta Porã. Porém, a força da natureza é implacável. Não tem como impedir que estas coisas aconteçam”, declarou.

A Figueira fazia parte do Patrimônio Histórico do Município. Seu tombamento foi assegurado através de Lei Municipal. Ela simboliza o início da criação de Ponta Porã que que em 2012, comemora o primeiro centenário de emancipação político-administrativa.