Os moradores da Vila Cachoeirinha, bairro pobre da periferia de Dourados estão intrigados com o desaparecimento de dois tubos de aço que foram colocados no Córrego Cachoeirinha em 2003.

O mestre-de-obras Severino Cavanha de Ávila disse que há duas semanas os moradores do Cachoeirinha ficaram sem a “ponte” que ligava ao bairro Estrela Porá. Os tubos também possibilitam o trafego de pessoas que moram nas chácaras localizadas na margem direita do córrego.

Severino afirmou que a colocação dos tubos de aço foi uma luta da Associação de Moradores para facilitar a passagem de pessoas e para minimizar os problemas com enchentes provocadas pelas chuvas.

Conforme relato do mestre-de-obras por volta de março de 2003 a Prefeitura Municipal de dourados colocou os dois tubos de aço no principal ponto de estrangulamento do Córrego Cachoeirinha que costumava provocar alagamentos.

Severino de Ávila afirmou que na época a Prefeitura pagou pouco mais de R$ 17 mil para uma empreiteira realizar a obra. “Até dias atrás eu guardava os documentos sobre a licitação da obra”, disse Severino ao lembrar que apesar de que “ninguém dizer que sabe ou que viu quando os tubos desapareceram tenho informações que os tubos de aço foram retirados por uma empreiteira que está fazendo a obra de esgoto no bairro.

Funcionários da Secretaria Municipal de Obras estão se dirigindo neste momento a Vila Cachoeirinha para verificar o caso. Conforme informações do arquiteto Fabiano Costa os tubos foram retirados por determinação do Ministério Público Estadual.