Desde a noite de ontem (11) cai sobre a cidade uma chuva fraca, embora contínua, o que basta para saturar o sistema de drenagem

A chuva que cai de forma intermitente, embora leve, desde a noite de ontem, e com mais intensidade no início da tarde de hoje, deixou os córregos de Campo Grande no limite da capacidade. Às 15 horas a reportagem do Midiamax fotografou o córrego Anhanduí, na avenida Ernesto Geisel, pouco abaixo do Horto Florestal e o córrego Prosa, perto do quartel do Exército, no cruzamento da Ricardo Brandão com a Joaquim Murtinho. Na última (foto do Prosa), a água chegava até a borda, faltando pouco para transbordar. Já no Anhanduizinho, a força da água impressiona e dos 20 metros de profundidade, a água já alcança a metade.

Em outros pontos da cidade a enxurrada já se avolumava e a previsão é de que continue chovendo, não só em Campo Grande, mas em praticamente todo o Estado e assim será no sábado e domingo, diz o meteorologista Natálio Abrão, do Núcleo de Meteorologia da Uniderp/Anhanguera. Apenas na segunda e terça-feira, os dois últimos dias do feriadão de Carnaval, a chuva dará trégua, o sol deve sair timidamente e as temperaturas começam a se elevar.

Amanhã e domingo, em Campo Grande, os termômetros devem registrar mínima de 19°C e máxima de 29°C. Na terça-feira a mínima já deve chegar a 21°C e a máxima, a 33°C. Nada daquele calorão de até poucos dias atrás, quando a sensação térmica superava os 40 graus.

Para quem vai viajar, Natálio Abrão faz um alerta: a chuva fina e frequente propicia a aquaplanagem, fará nevoeiro na região Sul, portanto os motoristas devem tomar muito cuidado. No fim da tarde da quinta-feira (11) um carro aquaplanou na BR-262, próximo a Anastácio, saiu da pista, chocou-se contra uma árvore e três pessoas morreram: o casal e um filho.

A previsão de tempo ruim vale para todas as regiões do Estado. Chuvas de maior intensidade no Norte e Nordeste, mas nas demais cidades também haverá precipitações e muita nebulosidade. A área de instabilidade se associa à umidade vinda da região da Amazônia, deixando o tempo fechado.

Desde o dia 1º de fevereiro até o meio dia de hoje já choveu 99 milímetros em Campo Grande e no resto do Estado a situação não é diferente. O esperado para o mês são 187 milímetros, portanto em 12 dias já atinge 52% da meta.

(Matéria editada para acréscimo de informações)