Pular para o conteúdo
Brasil

STF julga recurso de Carla Zambelli e do hacker Walter Delgatti nesta sexta-feira (6)

Julgamento será em Plenário virtual
Evelyn Mendes -
Walter Delgatti e Carla Zambelli. (Reprodução/ Instagram)

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta sexta-feira, 6, os recursos da deputada federal Carla Zambelli (PL) e do hacker Walter Delgatti Neto, condenados por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O julgamento será feito de forma virtual, em sessão extraordinária marcada das 11h às 23h59, segundo agendado pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin.

Carla Zambelli foi condenada no dia 14 de maio pela Primeira Turma do STF a dez anos de prisão, em regime inicial fechado, e à perda do mandato pela invasão aos sistemas do CNJ, assim como o hacker. A pena só não começou a ser cumprida porque há recursos pendentes.

Na terça-feira, 3, Zambelli anunciou que deixou o Brasil e que iria para . A saída da deputada do Brasil motivou o ministro a atender ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decretar sua prisão preventiva nesta quarta-feira, 4.

Caso o recurso apresentado pelas defesas na sessão de sexta-feira seja rejeitado pela maioria dos ministros, Moraes poderá determinar a execução da condenação da deputada. Dessa forma, a prisão de Zambelli deixaria de ser preventiva e passaria a ser motivada para o cumprimento da pena. O tipo de recurso não tem o poder de mudar a condenação.

No documento decretando a prisão preventiva, Moraes destaca a saída da deputada do país, afirma que o “intuito criminoso de Zambelli permanece ativo e reiterado” e que ela insiste “mesmo que de modo atabalhoado e confuso” na “divulgação de notícias fraudulentas, no ataque à lisura das eleições e nas agressões ao Poder Judiciário”.

Além de destacar que ela anunciou publicamente que deixou o Brasil, configurando “fuga do distrito da culpa”, Moraes fundamentou a decisão com as declarações de Zambelli que indicam que ela “voltará a propagar notícias fraudulentas acerca do processo eleitoral no Brasil”, ao afirmar que as urnas eletrônicas no Brasil “não são confiáveis” e que transferiu a titularidade das redes sociais para a mãe dela.

O ministro também mandou bloquear os passaportes de Zambelli e incluir o nome dela na lista de difusão vermelha da Interpol.

Especialistas ouvidos pelo Estadão avaliam que nada impedia que a deputada deixasse o país, uma vez que não havia medida cautelar decretada contra ela. O caso no qual foi condenada não transitou em julgado e a parlamentar estava com seu passaporte. O que complicou a situação de Zambelli, avaliam, foi o anúncio de que ela não pretende, por ora, retornar ao Brasil.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de Andressa Urach faz aumento peniano após incentivo da mãe

Preta Gil e sua família

Com muita dor, família se prepara para cumprir último desejo de Preta Gil

Governo de MS sanciona lei que reorganiza a carreira Gestão Previdenciária

Tiroteio na Nhanhá seria retaliação por disparos no Jardim das Hortênsias em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Consórcio Guaicurus

Justiça de MS reabre ação que pede multa de R$ 500 mil contra Consórcio Guaicurus

Justiça condena dupla que lavou dinheiro do tráfico em Paranaíba

Últimas Notícias

Polícia

Antes de ser assassinado a facadas, Leonardo ameaçou matar ex-namorada: ‘hoje você vai morrer’

Assassino de Leonardo estava foragido

Transparência

Obra de pavilhão no Exército em Campo Grande dura 7 anos e já teve acréscimo de 1 milhão

Contrato com a mesma empresa já foi aditivado diversas vezes para execução da obra

Conteúdo de Marca

Como Vender Produtos Novos em Market place: Guia Prático para Iniciantes

A boa notícia é que você não precisa ter uma loja física, estoque grande ou muito dinheiro para começar.

Polícia

Brasileiro preso no Paraguai é denunciado por homicídio doloso no caso do advogado paranaense

Promotora também pediu prisão preventiva para o acusado