Pular para o conteúdo
Brasil

Rede social X critica Alexandre de Moraes e elogia uso da lei Magnitsky por Trump

Em comunicado, a plataforma disse aplaudir "as ações ousadas do governo Trump"
Agência Estado -
Rede social X, antigo Twitter. (Foto: Reprodução)

A rede social X, plataforma do bilionário Elon Musk, publicou um artigo criticando abertamente o ministro , do Supremo Tribunal Federal (STF), e elogiando a aplicação da Lei Magnitsky e a revogação de seu visto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A publicação foi feita durante à tarde dessa sexta-feira, 8.

“Numa era em que regulamentações governamentais ameaçam o debate global, a X aplaude as ações ousadas do governo Trump para proteger a liberdade de expressão”, afirma a publicação. “Eventos recentes no Brasil evidenciam a crise. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, liderou uma campanha de e de violação do devido processo legal, incluindo a proibição da X em 2024 por se recusar a cumprir ordens secretas para remover do ar políticos e jornalistas inclusive americanos que criticaram Moraes e seus aliados.”

O X afirmou que, mais recentemente, o STF declarou inconstitucional o Artigo 19 do Marco Civil da Internet, que previa proteções limitadas de responsabilidade para intermediários, e avaliou que essa decisão remove uma “salvaguarda essencial” para a liberdade de expressão online, reforçando um padrão mais amplo de preocupação.

No julgamento que ampliou a responsabilização civil das plataformas, o Supremo decidiu que as redes devem apagar conteúdos criminosos após notificação, inclusive de perfis falsos. Além disso, estabeleceu um “dever de cuidado” para prevenir a circulação de conteúdos graves, como terrorismo, incentivo ao suicídio, crimes sexuais contra vulneráveis, racismo e violência contra a mulher, punindo empresas em caso de falha sistêmica. Também foi determinado que as big techs mantenham canais para contestar remoções, publiquem relatórios de transparência e tenham sede e representante legal no Brasil.

“O governo dos EUA está travando uma batalha global para defender a liberdade de expressão contra uma maré crescente de decisões autocráticas e regulações internacionais que favorecem o controle do pensamento em detrimento da liberdade individual”, continuou o X. “Ao confrontar abusos em lugares como Brasil, União Europeia, Reino Unido e além, preserva-se a internet aberta e inspira-se o livre debate em escala global.”

A rede social de Musk também manifestou descontentamento com medidas adotadas em outros países. Entre as críticas, alegou que, na União Europeia, a Lei de Serviços Digitais vem sendo utilizada como instrumento de censura global, conforme apontam o Departamento de Estado dos EUA e relatórios do Congresso americano. E em relação ao Reino Unido, criticou a Lei de Segurança Online, que obriga a retirada de conteúdo nocivo e a verificação de idade, alvo de críticas de defensores da liberdade de expressão e da privacidade.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
idosos

Idosos ficam feridos após carro cair em buraco de obra no Bosque das Araras

Com duas mortes por picada de escorpião em MS, prevenção pode evitar acidentes em casa

Tailândia acusa Camboja de plantar minas terrestres após 3 soldados ficarem feridos

Ribeirinhos criticam evento sem a presença de quem convive com as onças: ‘gostaria que nos levassem mais a sério’

Notícias mais lidas agora

hrms julga desvios

Condenados por corrupção, prefeito e ex-diretor do HRMS podem ter que devolver R$ 996 mil

Fala Povo Midiamax nos Bairros Coophasul

Fala Povo estreia neste sábado com gincana, música, e prêmios na grande Coophasul

Emenda da Câmara de Campo Grande reduz pela metade prazo para ingressar no Primt

ES: Casal morre após sair para ‘namorar’ e veículo despencar de penhasco

Últimas Notícias

Cotidiano

Cadeiras de rodas feitas por presos são doadas ao Cotolengo em Campo Grande

Os equipamentos foram produzidos por meio do projeto ‘Liberdade sobre Rodas’.

Brasil

Putin liga para Lula e parabeniza pela cúpula do BRICS

Economia nacional e internacional, assim como guerra na Ucrânia, também foram pautas da ligação

Política

‘Jogo do Tigrinho’, MSGás e Flib: deputados aprovaram 11 projetos no retorno do recesso

Recesso parlamentar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) se encerrou em 31 de julho

Mundo

Ilha na Amazônia virou motivo de disputa entre Colômbia e Peru

Ilha está localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia