Um pescador passou por um momento inusitado nesta semana, quando foi surpreendido por um grupo de queixadas, também conhecidos como porcos-do-mato, enquanto pescava na zona rural de Campo Verde, a 139 km de Cuiabá.
Edilson Cruz Barbosa foi cercado por uma manada de porcos-do-mato e subiu em uma cerca por precaução. O momento foi registrado em vídeo e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. No vídeo, é possível ouvir o som característico do bater dos dentes do animal, enquanto o pescador tenta afastá-los.
Entretanto, na postagem, ele aproveita para fazer menção ao episódio como uma forma de alertar para a preservação ambiental e destacar que os animais simplesmente estão em seu habitat natural. Demonstrando respeito pela natureza, ele ainda destacou com hashtags seu apreço pela ‘vida na roça’ e como avalia a ‘natureza linda’.
Especialistas alertam que esses animais têm um papel crucial no equilíbrio ecológico e não devem ser caçados. A recomendação é manter distância e evitar confrontos. Caso se depare com uma manada, a orientação é subir em árvores ou procurar um ponto elevado até que os animais sigam seu caminho.
Os queixadas são nativos do Brasil e vivem em grandes bandos. Eles desempenham um papel vital na dispersão de sementes e no equilíbrio do ecossistema. Sua eliminação pode prejudicar a biodiversidade local.
Características
As queixadas (Tayassu pecari) pertencem à família Tayassuidae e se destacam por seu topete e o característico som de dentes batendo. Também são chamados de porcão, cariblanco e chancho do monte. Esses animais vivem em grupos de 50 a 300 indivíduos e têm uma ampla distribuição geográfica, sendo encontrados nas florestas tropicais úmidas da América do Norte, Central e do Sul.
Quando à sua dieta, é baseada em frutos e vegetais, mas também incluem invertebrados, fungos e até peixes. Por sua capacidade de consumir grandes quantidades de frutos, as queixadas são essenciais na dispersão de sementes, ajudando a manter a saúde do ambiente natural.
Caça proibida
A caça de queixadas, assim como de quaisquer outros animais selvagens, é proibida no Brasil. Por muitas vezes, os animais são confundidos com javaporcos e acabam alvo de atiradores, considerando que a caça destes é permitida.
Isso porque os javaporcos são animais híbridos oriundos de cruzamento entre javalis (de origem africana) e porcos, criando animais que se tornaram verdadeiras pragas para as plantações nas regiões Sul e Centro-oeste.
Possuem natureza agressiva e reprodução acelerada, com duas a três crias ao ano, fazendo com que uma porca produza até 30 descendentes.
Em Mato Grosso do Sul, há 15.776 manejadores, todos com o cadastro técnico federal junto ao Ibama, com a devida permissão para abate e controle do animal invasor.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.