Pular para o conteúdo
Brasil

Pescaria adiada: Homem sobe em cerca para fugir de grupo de queixadas no Mato Grosso

Caça de queixadas é proibida, assim como de qualquer animal selvagem. Muitas vezes, podem ser confundidos com javaporcos, sendo que estes possuem permissão de caça através de plano de manejo
Osvaldo Sato -
Homem subiu na cerca para se proteger do grupo (Foto: Reprodução, Redes Sociais)

Um pescador passou por um momento inusitado nesta semana, quando foi surpreendido por um grupo de queixadas, também conhecidos como porcos-do-mato, enquanto pescava na zona rural de Campo Verde, a 139 km de .

Edilson Cruz Barbosa foi cercado por uma manada de porcos-do-mato e subiu em uma cerca por precaução. O momento foi registrado em vídeo e rapidamente se espalhou pelas redes sociais. No vídeo, é possível ouvir o som característico do bater dos dentes do animal, enquanto o pescador tenta afastá-los.

Entretanto, na postagem, ele aproveita para fazer menção ao episódio como uma forma de alertar para a preservação ambiental e destacar que os animais simplesmente estão em seu habitat natural. Demonstrando respeito pela natureza, ele ainda destacou com hashtags seu apreço pela ‘vida na roça’ e como avalia a ‘natureza linda’.

Especialistas alertam que esses animais têm um papel crucial no equilíbrio ecológico e não devem ser caçados. A recomendação é manter distância e evitar confrontos. Caso se depare com uma manada, a orientação é subir em árvores ou procurar um ponto elevado até que os animais sigam seu caminho.

Os queixadas são nativos do Brasil e vivem em grandes bandos. Eles desempenham um papel vital na dispersão de sementes e no equilíbrio do ecossistema. Sua eliminação pode prejudicar a biodiversidade local.

Características

As queixadas (Tayassu pecari) pertencem à família Tayassuidae e se destacam por seu topete e o característico som de dentes batendo. Também são chamados de porcão, cariblanco e chancho do monte. Esses animais vivem em grupos de 50 a 300 indivíduos e têm uma ampla distribuição geográfica, sendo encontrados nas florestas tropicais úmidas da América do Norte, Central e do Sul.

Quando à sua , é baseada em frutos e vegetais, mas também incluem invertebrados, fungos e até peixes. Por sua capacidade de consumir grandes quantidades de frutos, as queixadas são essenciais na dispersão de sementes, ajudando a manter a saúde do ambiente natural.

Caça proibida

A caça de queixadas, assim como de quaisquer outros animais selvagens, é proibida no Brasil. Por muitas vezes, os animais são confundidos com javaporcos e acabam alvo de atiradores, considerando que a caça destes é permitida.

Isso porque os javaporcos são animais híbridos oriundos de cruzamento entre javalis (de origem africana) e porcos, criando animais que se tornaram verdadeiras pragas para as plantações nas regiões Sul e Centro-oeste.

Possuem natureza agressiva e reprodução acelerada, com duas a três crias ao ano, fazendo com que uma porca produza até 30 descendentes.

Em , há 15.776 manejadores, todos com o cadastro técnico federal junto ao , com a devida permissão para abate e controle do animal invasor.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MP vai inspecionar fazenda gigante de Michel Teló após flagra de desmatamento ilegal

Isma, da dupla Irmãs de Pau, expõe ficada com rapper famoso: ‘Fica com trans’

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

lula

Lula diz que ministros do STF foram atingidos por mais uma medida arbitrária do governo dos EUA

Notícias mais lidas agora

Campo-grandense, morre o ícone da publicidade Roberto Duailibi

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

gaza

Tropas de Israel matam mais de 30 palestinos que buscavam comida, dizem autoridades de Gaza

Últimas Notícias

Mundo

Oposição suspeita de manipulação financeira e favorecimento com tarifaço de Trump

Pessoas tiveram lucros milionários com desvalorização de moedas, que indicam uso de informações privilegiadas

Cotidiano

Confira escala médica nas Upas e CRSs de Campo Grande neste sábado

Profissionais atendem nos três turnos em 10 unidade saúde da capital

Política

Investigado por corrupção, Patrola tem contrato reajustado para quase R$ 4 milhões em Ladário

Contrato foi reajustado menos de um ano após a assinatura

Transparência

Agesul divulga resultado de R$ 92 milhões em licitações de obras em MS

Contratos são para drenagem e pavimentação asfáltica