Ministério Público vai investigar queda de aeronave em Ubatuba
Cinco pessoas, sendo quatro passageiros e o piloto, estavam no avião
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias que levaram à queda de uma aeronave na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, litoral norte paulista.
Segundo o Ministério Público, o procedimento pretende analisar fatos e apontar possíveis responsabilidades, além de verificar a regularidade da aeronave e do Aeroporto de Ubatuba. Para isso, o MP pediu informações preliminares para a prefeitura de Ubatuba, para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Os órgãos terão o prazo de 48 horas para responder ao MP.
Cinco pessoas, sendo quatro passageiros e o piloto, estavam no avião de pequeno porte que saiu da pista e explodiu na Praia do Cruzeiro. Segundo a concessionária Rede VOA, que administra o Aeroporto Estadual de Ubatuba Gastão Madeira, a aeronave havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar no aeroporto de Ubatuba. No entanto, as condições meteorológicas não eram boas, com chuva e pista molhada. Com isso, a aeronave ultrapassou a pista e atravessou o alambrado da cabeceira, vindo a explodir já na praia.
O piloto morreu preso às ferragens, enquanto dois adultos e duas crianças, todos da mesma família, foram resgatados com vida. Uma pessoa que passava pelo local também sofreu ferimentos e precisou de atendimento médico. Segundo a prefeitura de Ubatuba, algumas das vítimas do acidente foram inicialmente atendidas na Santa Casa local, mas precisaram ser transferidas para o Hospital Regional de Caraguatatuba.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou ainda que três pessoas que passavam pelo local no momento do acidente foram atingidas pelos destroços da aeronave e ficaram feridas. Mas não houve confirmação se elas precisaram de atendimento médico.
Investigação
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil, a situação da aeronave era regular e ela pertencia à família do produtor rural Nelvo Fries.
Além da apuração do Ministério Público, o acidente está sendo investigado pela Delegacia de Polícia de Ubatuba e também pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). “O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”, informou o órgão, em nota.
Notícias mais lidas agora
- Morre homem que ameaçou namorada com arma e entrou em confronto com o Choque em Campo Grande
- Sumiço de mulher em trilha de MS completa 3 anos e ainda intriga envolvidos: ‘ocorrência mais emblemática’
- Morto na Avenida dos Cafezais seria usuário de drogas e teve as vísceras expostas ao ser esfaqueado
- Haitiano desfigurado e morto teria sido espancado por grupo de 10 homens na Mata do Jacinto
Últimas Notícias
Casal e três bolivianos são presos por tráfico após fugirem da polícia no Colibri
As prisões foram feitas pelo Choque da Polícia Militar
InfoGripe indica sinal de queda dos casos de SRAG no país
O rinovírus permanece como o principal vírus responsável pelos casos de SRAG
Tutora procura por Chiquitin e Anita que desapareceram no Celina Jallad
Desapareceram no Bairro Celina Jallad
PRF apreende 350 mil maços de cigarros em Campo Grande
No reboque foram encontradas várias caixas da mercadoria
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.