Pular para o conteúdo
Brasil

Congresso instala comissão mista de inteligência após denúncia sobre ação hacker da Abin

Comissão é responsável por apurar as denúncias de violação
Agência Estado -
Agência Brasileira de Inteligência (Abin)

O Congresso Nacional instala nesta quarta-feira, 2, a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência. O retorno do colegiado ocorre dois dias após denúncia sobre uma suposta condução da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de operação hacker contra instituições governamentais do .

A comissão é responsável pela fiscalização de atividades de inteligência e contrainteligência praticadas por órgãos e entidades da administração pública federal, tais como a Abin, as e a Polícia Federal.

O colegiado pode convocar autoridades e solicitar informações sobre as ações dos órgãos, como controle externo sobre os órgãos de inteligência, com acesso a documentos, estruturas e operações

O presidente da comissão neste ano é o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) e o vice-presidente, senador (PSD-MS). Pela resolução que criou o colegiado, os presidentes das comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e Relações Exteriores do Senado se alternam no comando da comissão mista, com mandatos de um ano.

O documento define como atividades de inteligência ações voltadas à obtenção e análise de dados e informações com potencial de influenciar ações do Estado ou a segurança da sociedade. Já os atos de contrainteligência buscam prevenir, detectar, obstruir e neutralizar ameaças à proteção de dados e informações estratégicas do País.

Entre as competências do colegiado estão:

  • Apurar denúncias de violações de direitos fundamentais cometidas por órgãos de inteligência;
  • Realizar o controle e a fiscalização externos das atividades dos órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin);
  • Emitir parecer sobre propostas legislativas que envolvam temas sigilosos ou atividades de inteligência;
  • Propor alterações à Política Nacional de Inteligência;
  • Convocar ministros de Estado ou titulares de órgão diretamente subordinado ao presidente da República para prestar esclarecimentos, em que a ausência sem justificação adequada implica em crime de responsabilidade.

Em janeiro do ano passado, a União dos Profissionais de Inteligência de Estado da Abin (Intelis) afirmou, em carta aberta à sociedade, que o grupo tem se mostrado “pouco atuante”. Em 2024, a comissão se reuniu apenas duas vezes, uma para deliberar propostas e outra para falar sobre orçamento. Em 2023, participou das investigações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.

Denúncia de operação hacker

Um servidor da Abin relatou à Polícia Federal que a direção da agência autorizou ataques cibernéticos a sistemas e extração de dados de autoridades paraguaias, ligadas ao Congresso e à Presidência.

O objetivo era subsidiar a decisão no Brasil sobre as negociações relativas à tarifa de energia da Itaipu Binacional e ao Anexo C do tratado, que passou por revisão após 50 anos para estabelecer as condições de uso da energia e a venda do excedente paraguaio ao País.

O caso foi revelado pelo UOL na segunda-feira, 31. Segundo a reportagem, a operação teve autorização expressa do atual diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, e do diretor interino Saulo de Cunha Moura, que comandou a agência entre março e maio de 2023.

O governo do Paraguai convocou o embaixador do Brasil em Assunção, José Antonio Marcondes de Carvalho, para prestar esclarecimentos nesta terça-feira, 1.º. O gesto é uma forma de demonstração de repúdio diplomático. O governo Santiago Peña também suspendeu as negociações relativas ao Anexo C do Tratado de Itaipu até que “tudo seja esclarecido”.

O governo Lula reconhece o caso de espionagem, mas diz que ele ocorreu durante o governo de Jair Bolsonaro e foi interrompido após a atual diretoria da Abin tomar posse, em março de 2023.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Que comecem as festas!

Guilherme Lopes abriu o placar no primeiro minuto de jogo

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

corte de cabelo barbeiro

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

motorista

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

CEPOL - Madu Livramento Midiamax (2)

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

‘Não tem coisa mais triste’, diz mãe da 1ª vítima de feminicídio de MS após 10 anos do crime

Isis Caroline foi morta 84 dias após a Lei de Feminicídio ser sancionada no Brasil

Trânsito

Idosa morre atropelada por caminhão em rodovia na fronteira

Vítima havia descido de um ônibus e ia atravessar a rodovia, quando foi atingida

Trânsito

Bêbado, motorista é preso após causar acidente na Avenida Duque de Caxias

Motorista ainda alegou ser influente e que os policiais não poderiam tomar medidas contra ele

Polícia

Idoso morre um mês após cair do telhado de casa no interior de MS

Vítima estava internada no Hospital da Vida em Dourados, mas não resistiu aos ferimentos