Foi presa nesta terça-feira (29) a deputada Carla Zambelli. A parlamentar estava foragida há mais de um mês, quando foi condenada à prisão. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça.
Zambelli estava na Itália, país que tem cidadania, desde 5 de junho. Na época, ela foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), no caso da invasão hacker ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Por ter mandado de extradição em aberto a pedido do governo brasileiro, as autoridades de segurança da Itália fizeram a prisão.
Angelo Bonelli, deputado italiano, declarou nas redes sociais que foi o responsável de fornecer às autoridades o endereço de Zambelli.
Relembre o caso
O governo brasileiro já havia solicitado a extradição de Zambelli, visto que ela estava como foragida após ter o mandato cassado e ser condenada pelo STF.
Zambelli foi acusada de fazer parte de uma organização criminosa digital, responsável por ataques a sistemas do governo brasileiro.
O ataque aos sistemas do CNJ aconteceu em janeiro de 2023. Nele, foi emitido um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes. Além de produzir um recibo de bloqueio de R$ 22,9 milhões em bens do ministro. O valor corresponde à multa imposta por Moraes ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por questionar as urnas eletrônicas nas eleições de 2022.
Também produziram uma ordem, falsa, para quebrar o sigilo bancário do ministro.
A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou a denúncia à Carla Zambelli, afirmando que a parlamentar “comandou” e ajudou no “planejamento” do ataque cibernético. O hacker Walter Delgatti confessou os crimes.
Autoridades italianas ainda não se pronunciaram sobre o caso.
*Matéria segue em atualização.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
***