Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

Uso de tornozeleira eletrônica é alternativa à prisão
Evelyn Mendes -
(Foto: Antonio Augusto/ STF)

O Jair Bolsonaro(PL) foi alvo nesta sexta-feira (18) de uma operação da Polícia federal e, por decisão do ministro STF (Supremo Tribunal Federal) , e terá de usar uma tornozeleira eletrônica. Após as medidas cautelares, o ex-presidente pode ser preso a qualquer momento? Segundo especialistas consultados pela equipe de reportagem UOL, a resposta dependeria de novos fatos.

Bolsonaro pode ser preso caso descumpra as medidas cautelares impostas por Moraes. Estão entre as medidas impostas o uso da tornozeleira eletrônica monitorada, proibição de deixar sua residência das 19h às 6h e aos fins de semana, e o veto ao uso das redes sociais. O ex-presidente também está proibido de acessar qualquer embaixada ou consulado, além de manter o contato com investigados, embaixadores ou autoridade estrangeiras. Conversas com seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado, também estão restringidas.

“Uma eventual prisão só viria se houvesse fatos novos” além dos que motivaram a decisão de hoje. “Tenho para mim que, se o ministro Alexandre determinou medidas cautelares diversas e a tornozeleira é um exemplo disso, ele já apreciou as condições e circunstâncias do processo neste momento a luz dos fatos novos recentes e entendeu que não era o caso de prisão”, explicou Rogério Taffarello, professor da FGV.

STF apontou risco de fuga e, por isso, Bolsonaro já está usando tornozeleira eletrônica. Trata-se de “necessidade urgente e indeclinável para evitar a fuga do réu”, afirmou Moraes na sua decisão sobre instalação do dispositivo de vigilância.
Medidas são “suficientes para conter o risco de fuga”, afirma advogados. “A aplicação da medida mais grave, prisão preventiva, dependeria da alteração dos fatos que motivaram a decisão, o que pode acontecer em caso de descumprimento das medidas”, explica Ilana Martins Luz, doutora em direito penal pela USP.

O uso da tornozeleira eletrônica não significa que o ex-presidente esteja em prisão domiciliar. “É um monitoramento domiciliar para acompanhar os próximos movimentos do ex-presidente, em especial o riso de fuga. Embora a prisão domiciliar possa vir acompanhada de monitoramento eletrônico, não é o caso nesse momento”, explica Ilana.

A base legal usada por Moraes é uma alternativa à prisão cautelar. AA decisão foi tomada “no intuito de permitir ao magistrado, dentro dos critérios de proporcionalidade entre a medida imposta e os direitos individuais restringidos, resguardar a ordem pública, a ordem econômica, a instrução criminal ou a aplicação da lei penal”, diz trecho da decisão do ministro.

*Informações UOL

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com cem vagas disponíveis, curso gratuito capacita profissionais e acadêmicos de Educação Física

PL define metas pró-Bolsonaro e prioridade no Congresso será anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

Coveiro acusado de vender túmulo em cemitério público ‘some’ sem devolver dinheiro

Padrasto confessa ter colocado chumbinho em bolinho que matou jovem de 19 anos

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Delegado atacado por Eduardo Bolsonaro presta depoimento sobre golpe ao STF

Últimas Notícias

Brasil

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Policiais penais impediram a fuga do detento

Sem Categoria

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

Raissa vestia um casaco de cor vermelha, blusa de cor rosa, calça jeans e estava de chinelo quando desapareceu no domingo (20)

Cotidiano

Procon Municipal encontra variação de 233% em serviços de barbearias em Campo Grande

Pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (21)

Famosos

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

A artista faleceu nos EUA, neste domingo (20), em meio ao tratamento contra um câncer colorretal