Um em cada 3 dos estudantes que realizaram a prova do Enem 2024, cerca de 1 milhão de participantes, deve atingir nota suficiente para uma vaga em universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Unificada). A estimativa é do MEC (Ministério da Educação), que levou em consideração a nota de corte de 20% do total de cursos.

Em relação ao ProUni (Programa para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares, o entende que 61% dos candidatos têm nota suficiente para conseguir uma vaga. As médias gerais do Enem 2023 foram 516 pontos em Linguagens; 522 em Ciências Humanas; 497 em Ciências da Natureza; e 534 em Matemática e 641 em Redação – com 60 textos com nota mil.

O resultado oficial das provas já está disponível desde essa terça-feira (16), apesar de muitos estudantes tenham indicado dificuldades de acesso ao sistema.

Inscrições

A principal novidade do Sisu é que ocorrerá apenas uma edição em 2024: todas as vagas, sejam com início no primeiro ou segundo semestre, serão ofertadas entre os dias 22 e 25. Durante a escolha, a própria universidade deverá indicar se as aulas começarão agora ou depois. O resultado será divulgado no dia 30 de janeiro.

Cotas

Outra novidade é relativa à distribuição para os cotistas, que passam a concorrer também às vagas gerais e, apenas quando essas forem preenchidas, são abertas as específicas de cotas. O valor mínimo da renda da família que se enquadra na cota social é de 1 salário mínimo per capita.

Como consultar o resultado?

Para consultar o resultado e as notas do Enem 2023, o candidato deverá acessar a Página do Participante e fazer login na conta Gov.br. Caso não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la.

Basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, é necessário entrar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma da forma de recuperação, preencher os campos e colocar a nova senha.

Assim, o candidato deverá acompanhar pela Página do Participante o momento em que as notas foram divulgadas. É possível que o site apresente instabilidade logo nas primeiras horas do dia por conta do número alto de acessos.