Tribunal Regional Federal da 3ª Região empossa três desembargadores nesta sexta

Os novos integrantes foram nomeados por decreto presidencial publicado em 2 de agosto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Evento será conduzido pelo presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, no plenário do Tribunal (divulgação)

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) realiza sessão solene de posse de três desembargadores, nesta sexta-feira (20). Serão empossados Louise Vilela Leite Filgueiras, Gabriela Shizue Soares de Araújo e Marcos Moreira de Carvalho no cargo de desembargador federal.

O evento será conduzido pelo presidente do TRF3, desembargador federal Carlos Muta, no plenário do Tribunal. Os novos integrantes foram nomeados por decreto presidencial publicado em 2 de agosto e irão ocupar cargos em decorrência de aposentadoria e da expansão do Tribunal determinada pela Lei nº 14.253/2021.

Conheça os novos magistrados

Louise Vilela Leite Filgueiras foi promovida pelo critério de merecimento, em vaga da aposentadoria do desembargador federal Victorio Giuzio.

Juíza federal da 8ª Vara Criminal de São Paulo/SP, ingressou na magistratura federal em 1999, tendo exercido o cargo nas varas federais de Bauru e Guarulhos, em Varas Especializadas Cível, de Execuções Fiscais e Criminal.

É graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Participa de órgãos de combate ao trabalho escravo como coordenadora do Comitê Estadual Judicial do Fórum Nacional do Poder Judiciário para Monitoramento e Efetividade das Demandas Relacionadas à Exploração do Trabalho em Condições Análogas à de Escravo e ao Tráfico de Pessoas (Fontet)/CNJ de São Paulo e de Mato Grosso do Sul; membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça de São Paulo; e da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo da Justiça Federal da 3ª Região.

Gabriela Shizue Soares de Araújo, advogada, foi nomeada pela regra do Quinto Constitucional para vaga decorrente da Lei nº 14.253/2021.

Doutora (2021) e mestra (2013) em Direito Constitucional pela PUC/SP, tem especialização em Justiça Constitucional e Tutela de Direitos Fundamentais (Universidade de Pisa/2018), e especialização em Direito Tributário (PUC- SP/2005).

Atualmente é professora da Faculdade de Direito da PUC-SP, vinculada ao departamento de Direito Público, sendo também coordenadora adjunta da Revista da Faculdade de Direito e vice-líder do Grupo de Estudos de Direito Eleitoral da universidade. Atuou na advocacia na área de Direito Público por mais de 20 anos antes da nomeação para o tribunal.

Marcos Moreira de Carvalho foi nomeado para vaga do Quinto Constitucional destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decorrente da aposentadoria do desembargador federal Newton De Lucca. É advogado atuante nas áreas de direito administrativo, eleitoral e empresarial.

Conteúdos relacionados