O presidente da França, Emmanuel Macron, vai reservar parte de sua programação de três dias no Brasil para jantar com artistas brasileiros e personalidades da cultura nacional. Um dos convidados que ele gostaria de encontrar é o cantor Chico Buarque. Além disso, o presidente quer, após o convescote, fazer uma caminhada noturna na Avenida Paulista.

Macron chega ao Brasil no dia 26 para visitar Belém, São Paulo, Rio e Brasília. O primeiro destino é a capital paraense, onde participará da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP). As informações a respeito da programação cultural foram divulgadas pelo Itamaraty. Mas a organização é do Palácio de Eliseu e da embaixada e consulados da França.

A embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte, afirmou que o cerimonial de Paris disse ser costume do presidente francês fazer algumas atividades desse tipo em viagens, que ele é uma pessoa que gosta de se exercitar. Nos últimos dias, viralizou uma foto de Macron treinando boxe.

A agenda do francês inclui ainda um encontro com o ex-meio-campista Raí, que jogou no Paris Saint-Germain. O encontro é uma forma de abordar o esporte, já que Paris é a sede da Olimpíada de 2024.

O governo brasileiro sugeriu que ele visitasse o Museu de Arte de São Paulo (Masp), mas o tour ainda carece de confirmação. Ele vai inaugurar o Instituto Pasteur, na Universidade de São Paulo (USP).

Macron vai passar três dias no Brasil e visitar quatro cidades: Belém (PA), Itaguaí (RJ), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Ele vai se encontrar também com representantes de povos indígenas, na capital paraense.

Em Belém, Lula e Macron tomarão um ferryboat para atravessar a Baía do Guajará, da zona portuária até a Ilha do Combú, onde vão se encontrar com a empreendedora Dona Nena e conhecer o cultivo de cacau e os chocolates orgânicos amazônicos. A líder comunitária paraense lidera a produção de doces artesanais na ilha. Além dos ribeirinhos, Macron também vai se encontrar com líderes indígenas no Pará, como o cacique Raoni Metuktire.

A programação inclui um lanche com outros pratos típicos, mas a previsão é que Macron não prove peixes como pirarucu, porque tem restrições ao consumo de peixe de rio – ele prefere carne mal passada.

ACORDOS. Segundo o Itamaraty, os presidentes devem assinar cerca de 15 de um total de 30 acordos bilaterais, entre eles nas áreas de regulação digital, audiovisual, saúde e meio ambiente, entre eles um financiamento de R$ 100 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o Banco da Amazônia e o Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.