Pular para o conteúdo
Brasil

Mortes por PMs aumentaram 84% no estado de São Paulo

De janeiro a novembro foram registradas 577 vítimas fatais, diz MPSP
Agência Brasil -
Foto: Agência Brasil

O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% neste ano – de janeiro a novembro desse ano – em comparação ao mesmo período do ano passado, índice passou de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de (MPSP).

O Grupo de Atuação Especial da e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias Civil e Militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado atualmente. “Discursos de autoridades do estado que validam uma polícia mais letal, enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa, fuga da assunção de suas responsabilidades por parte órgãos que deveriam atuar firmemente no controle externo da atividade policial, descaracterização da política de câmeras corporais”, apontou Silva.

Morte de estudante

Nesta quarta-feira (20), o estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, foi morto com um tiro à queima-roupa disparado pelo policial Guilherme Augusto Macedo, durante abordagem policial. A ocorrência se deu por volta das 2h50, na escadaria de um na Rua Cubatão, na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.

O ouvidor avalia que este é mais um evento trágico no contexto desse novo momento da Segurança Pública no estado de São Paulo. Segundo ele, a PM paulista vinha, até 2022, construindo resultados que apontavam para uma , mesmo que vagarosa.

“Reflexos que podíamos aferir nos números de mortes decorrentes de intervenção policial ano a ano menores, na adoção de tecnologias que garantiam segurança jurídica para atuação dos policiais, mas também protegiam a população, uma vez que com o uso das COP’s [câmeras operacionais portáteis] nossos policiais se enquadravam mais nos procedimentos operacionais padrão”, analisou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Aposentos de Papa Francisco são selados no Vaticano

Era do último Papa? Entenda profecia de São Malaquias e relação com próximo conclave

Chuvas intensas impactam procura por pesqueiros durante ‘feriadão’ de Páscoa em Campo Grande

Idoso é encontrado morto em plantação de milho no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

POLÍCIA CIVIL

Donos de comércio encontram homem sem vida ao abrirem o estabelecimento em MS

Últimas Notícias

Política

Lula diz que Papa foi o ‘mais brasileiro dos argentinos’ e planeja viagem a Roma para velório

Data da viagem ainda não foi definida, pois, segundo informações de interlocutores de Lula no Palácio do Planalto, depende do protocolo do Vaticano

Polícia

Homem negocia com suposta garota de programa e é ameaçado em nome do PCC

Vítima alega que não chegou a marcar programa, mas logo depois, passou a receber cobrança via Whatsapp de número desconhecida, por pessoa que alega ser membro de facção

Esportes

“Imparável”: Confederação Brasileira exalta atleta campo-grandense classificada para o Mundial

Nesta segunda-feira (21), atleta avançou para as quartas de final da etapa do Circuito Nacional Sub-19 ao lado da também sul-mato-grossense Danny Caputo

Polícia

Polícia Ambiental mantém buscas por caseiro atacado por onça no Pantanal

O sobrevoo foi suspenso e deve retornar nesta terça-feira