Investigações em local de acidente aéreo em Vinhedo serão encerradas na segunda-feira
A queda da aeronave deixou 62 mortos, entre eles 58 passageiros e quatro tripulantes no interior de São Paulo
Valesca Consolaro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em atualização na tarde deste domingo (11), os investigadores do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informaram que têm previsão de encerrar os trabalhos da Ação Inicial nesta segunda-feira (12). A queda da aeronave deixou 62 mortos, entre eles 58 passageiros e quatro tripulantes.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), atua desde a última sexta-feira (09), data da queda do avião, em Vinhedo (SP), local do acidente aeronáutico envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB.
Após a conclusão da Ação Inicial, a investigação avançará para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.
Retirada da aeronave
Em relação à retirada da aeronave do local, será de responsabilidade do explorador da aeronave — a Voepass — providenciar e custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde, ou à propriedade de outrem, ou da coletividade.
Tal regra é estabelecida de acordo com art. 88–Q do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-13, no item 4.5.2. Após a liberação por parte do Investigador-Encarregado do CENIPA e do responsável pela investigação policial a limpeza deve ser iniciada.
Ministério Pública investigará Voepass
O MPT (Ministério Público do Trabalho) informou que abrirá uma investigação para apurar se houve responsabilidade da companhia Voepass no acidente aéreo que vitimou 62 pessoas – incluindo quatro tripulantes da empresa – na última sexta-feira (9).
Segundo a justificativa do procurador Marcus Vinícius Gonçalves, responsável por instaurar o procedimento, “é evidente a lesão a direitos sociais indisponíveis ligados à segurança no meio ambiente de trabalho”.
Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!
Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!
E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.
Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.