A aeronave KC-390 Millennium do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1º GT) – Esquadrão Gordo desembarcou, na noite desta terça-feira (28/5), na Base Aérea de Canoas (BACO), mais de 16 toneladas em materiais que vão auxiliar na drenagem da água nas cidades gaúchas atingidas pela enchente.

Ao todo, foram seis motobombas e três adaptadores hidráulicos que vieram de Petrolina (PE) cedidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e serão operadas por uma empresa especializada na atividade.

“Esses equipamentos são anfíbios, ou seja, operam submersos, e vão auxiliar na drenagem da água, escoando-a para o leito do rio. Eles são oriundos de um projeto da Codevasf, em concordância com a Defesa Civil, para os municípios do Rio Grande Sul, e, juntos, encontraremos o melhor local para alocação”, disse o Coordenador de Mercado da empresa responsável pela operação das motobombas, Deivis dos Santos.

Todos unidos pelo Sul

A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.

Para acompanhar toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul, acesse a página especial.

*As informações são da Agência Gov