A cineasta brasileira Mariana Brennand recebeu o prêmio de Talento Emergente no Women in Motion Awards, no Festival de Cannes, no início desta semana , e posou ao lado da atriz Nicole Kidman, também homenageada. Promovida pela holding francesa Kering, a premiação destaca mulheres que elevam o perfil feminino no cinema por meio de suas escolhas, trajetórias e visões.
Em 2024, Mariana venceu o principal prêmio da mostra Giornate degli Autori, no Festival de Veneza, com o longa “Manas”, atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros. O filme retrata o abuso sexual de meninas e mulheres na Ilha de Marajó (PA), após 10 anos de pesquisa.
Nascida em Brasília, em 1980, Mariana é formada em Cinema pela Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, e tem trajetória marcada pelo documentário. Dirigiu “O Coco, a Roda, o Pnêu e o Farol” (2007), sobre o “coco de roda” de Olinda, e um filme sobre o artista Francisco Brennand, seu tio-avô, vencedor de dois prêmios na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Fora das telas, Mariana atua na preservação do legado de Brennand. Editou o “Diário de Francisco Brennand” (vencedor do Prêmio Jabuti) e colaborou com o livro “No Labirinto dos Sonhos: 50 Anos da Oficina Francisco Brennand”. Atualmente, preside o Conselho Deliberativo da Oficina.
Foto : Reprodução/ Rede Social
