Corinthians aciona o STJD contra mudança na Copa do Brasil
Diretoria do Timão alega desrespeito ao Regulamento Geral de Competições na partida contra o Flamengo
Helder Carvalho –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A diretoria do Corinthians entrou com uma ação no STJD, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, contra a decisão da CBF para mudar a data da partida de volta contra o Flamengo na Copa do Brasil.
Conforme a CNN, os cartolas corintianos avaliam a mudança como improvável, porém entendem que o Tribunal pode se impor contra CBF que, ao atender um pedido do time carioca. Assim, mudou a data da partida entre Corinthians e Flamengo do dia 16 de outubro, um dia após a data FIFA, para o dia 20 de outubro, às 16h. “A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições”, diz a instituição.
O entendimento é que o clube será prejudicado sem o aviso para a mudança da data.
Leia a nota do Sport Club Corinthias Paulista
O Sport Club Corinthians Paulista vem a público manifestar sua preocupação com a integridade do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, pilares fundamentais do futebol nacional. A recente decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de alterar as datas da semifinal da Copa do Brasil desrespeita o regulamento, comprometendo a isonomia entre os clubes e, principalmente, colocando em risco a credibilidade das competições.
Mais do que defender seus próprios interesses, o Corinthians reforça a importância de que as decisões sigam o que foi estabelecido, em prol da preservação de um futebol brasileiro justo, competitivo e transparente. A integridade das competições deve ser prioridade, acima de qualquer influência externa, e o clube seguirá lutando para que o respeito ao regulamento seja mantido em todas as esferas.
Em defesa desses princípios e para garantir a justiça nas competições, o Corinthians tomou a medida de ingressar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), questionando a alteração feita pela CBF sem o devido respeito ao regulamento e aos clubes envolvidos. O clube espera que o tribunal restabeleça as datas previamente acordadas, preservando a lisura e o equilíbrio das competições.
O Vasco também acionou o STJD sob a mesma argumentação em referência à mudança do jogo entre o Gigante da Colina contra o Atlético-MG para o dia 19 de outubro.
Tanto o Galo quanto o Rubro-negro tem em seus elencos jogadores que usualmente são escalados para seleções.
Em outra ponta, os times alegam desrespeito ao Regulamento Geral de Competições. Há um questionamento sobre o adiantamento da rodada do Brasileirão dos dias 19 e 20 de outubro para, assim, adaptar as novas datas da Copa do Brasil. Os seguintes jogos foram alterados:
Fortaleza x Atlético-MG – 16/10
São Paulo x Vasco – 16/10
Corinthians x Athletico-PR – 17/10
Flamengo x Fluminense – 17/10
Vasco no STJD
O clube alega que a troca de data beneficia o Galo, além de ter sido feita sem o consentimento e “maneira contrária ao calendário previamente estabelecido”. Além disso, o Vasco também reafirmou que a mudança fere a isonomia do futebol nacional.
Protestos
Em vídeo, o presidente do Corinthians, Augusto Melo, questionou a medida. “O Corinthians foi desrespeitado. Quero entender qual o motivo da mudança, a antecipação do jogo do Brasileirão de domingo para quinta-feira, que é muito importante para nós. Corinthians não quer ser beneficiado, mas não vai aceitar que ninguém seja beneficiado”.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), se viu em uma chuva de protestos após mudanças nas datas das semifinais da Copa do Brasil. Tal mudança de data beneficiaria o Flamengo, que teria mais tempo para descansar jogadores convocados por suas respectivas seleções.
Nesta segunda-feira (30), torcedores aproveitaram para “trocar” o nome da instituição para “Confederação Beneficente do Flamengo”, em crítica referente a um suposto benefício do Rubro-negro na competição.
*Com CNN
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Justiça autoriza transferência para presídio de MS de ex-namorada de jogador esquartejado
Rúbia Joice estava encarcerada em um presídio do Paraná
Polícia investiga corpo de homem encontrado ao lado de carro em estrada vicinal de MS
Corpo estava perto de uma plantação de cana
Ana Castela revela perrengue no especial Amigas da Globo: ‘rasgou no meu subaco’
Boiadeira ainda entregou que Maiara teve a ideia de juntá-las novamente para fazer um show feminejo para o público
Em 2024, acidentes com moto somaram 70% dos pacientes de trauma da Santa Casa
Acidentes envolvendo motos somaram 3.921 vítimas atendidas pelo hospital neste ano
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.