Pular para o conteúdo
Brasil

Compensação para desoneração da folha sai na sexta, diz ministro

Medida cumpre determinação do acordo que prorrogou a desoneração da folha de pagamento até 2027
Agência Estado -
Agência Brasil

A medida para compensar a manutenção da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia sairá na próxima sexta-feira (31), disse nesta noite o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o ministro, o governo editará apenas um ato para aumentar a arrecadação que não dependerá do Congresso.

O ministro ressaltou que a medida cumpre determinação do acordo que prorrogou, até 2027, desoneração da folha de pagamento. Anunciado há três semanas, o acordo permitiu a extensão do benefício em troca de medidas para elevar a arrecadação e compensar a renúncia fiscal.

O ministro não especificou os detalhes. Entre as medidas de aumento de imposto que não dependem de votação no Congresso, estão o reajuste da alíquota de impostos regulatórios – como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Importação – e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Comércio on-line

Sobre a taxação em 25% das compras de até US$ 50 em sites internacionais, anunciada mais cedo pelo deputado Átila Lira (PP-PI), relator do projeto sobre o tema na Câmara, Haddad disse as negociações ainda estão se desenvolvendo e que a decisão depende do Congresso. Os deputados devem votar o tema ainda nesta terça-feira (28).

Segundo o ministro, a garantia de isonomia na competição entre comerciantes brasileiros e estrangeiros é uma questão de Estado, não de governo. “Do meu ponto de vista, o melhor é que esse tema possa ser tratado como uma questão de equilíbrio. Não é uma questão ideológica, mas uma questão de Estado. O Estado brasileiro que está protegendo na medida correta a competição em condições isolantes, iguais de competição. É desde o começo que isso se trata. Então vamos ver como é que o Congresso encaminha isso”, declarou o ministro.

Haddad disse ser necessário corrigir distorções criadas pelo governo anterior, que, nas palavras do ministro, “legalizou o contrabando”. “O governo anterior transformou o contrabando em política de Estado. É curioso como ninguém cobra isso. O contrabando foi oficializado no Brasil, e as coisas tomaram essa proporção. Agora, o Congresso está cobrando pra si a tarefa de mediar. É papel do Congresso fazer essa mediação”, complementou.

Viagem

Haddad viajará a e só voltará a em 10 de junho. Após o feriado prolongado de Corpus Christi, o ministro irá a Roma na próxima segunda-feira (3). Ele participará do seminário Enfrentando a crise da Dívida no Sul Global, promovido pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais, do Vaticano.

O ministro aproveitará o evento para tentar uma audiência com o Papa Francisco para pedir apoio à proposta de taxação de super-ricos, apresentada pelo Brasil na presidência do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana). Haddad também pretende encontrar-se com ministros de Finanças na capital italiana.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Secretários são ouvidos na CPI sobre obras para melhorias do transporte coletivo

VÍDEO: Briga entre funcionários de cerealista acaba com esfaqueado no abdômen em MS

VÍDEO: Casa é arrastada por enxurrada após tempestades no Novo México

Homem ameaça matar mulher com faca de açougueiro em Dourados e é detido por vizinhos

Notícias mais lidas agora

Fiscalização vai fazer ‘batida’ na JBS para verificar acordo após flagra em Campo Grande

mpms segurança mp

“Para aventureiros”: MPMS homologa licitação de quase meio milhão questionada por concorrentes

Proposta de Adriane para corte de gastos é aprovada na Câmara de Campo Grande

semaforo

Semáforos desligados complicam trânsito em cruzamento no Centro de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Irmãos que mataram preso em cela da Gameleira a pancadas vão continuar presos em Campo Grande

Mauro estava encarcerado junto dos irmãos há 8 dias

Sem Categoria

Mais de 100 vereadores de MS se reúnem em capacitação para ouvir o cidadão

Evento estava há seis anos sem acontecer em Campo Grande

Famosos

Emocionado, Edu Guedes faz primeira aparição após descobrir câncer: ‘Me curar’

Em vídeo, Edu Guedes apareceu pela primeira vez desde o diagnóstico de câncer no pâncreas e deu detalhes de seu quadro de saúde; veja

Brasil

Federação Israelita de São Paulo se manifesta contra declaração de Lula na Cúpula do Brics

Segundo a federação, a fala do presidente isola o Brasil no cenário internacional e 'ignora realidade dos fatos'