Em publicação divulgada neste sábado (18), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o sistema de inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será reaberto para os estudantes que moram no Rio Grande do Sul. Com a mudança, o novo prazo inicia neste domingo (16) e segue até a próxima sexta-feira (21).

As inscrições haviam se encerrado na sexta-feira (14). Conforme dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), foram contabilizadas 5.055.699 inscrições, das quais 4.050.810 já concluíram todos os procedimentos necessários para confirmar a participação. Os números são superiores aos registrados no ano passado.

A abertura de um novo prazo para os estudantes do Rio Grande do Sul ocorreu devido ao desastre ambiental de abril deste ano. A tragédia ano deixou diversas cidades submersas, forçando mais de 600 mil pessoas a sair de suas casas e causando mais de 170 mortes.

Inscrições

Os interessados devem realizar as inscrições através da Página do Participante. Lá também estão disponíveis os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição.

No site, os candidatos também podem consultar os resultados dos recursos que tratam das justificativas de ausência, ou seja, quem era isento da taxa no Enem 2023 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2024 gratuitamente.

Já os participantes que não são isentos, devem pagar a taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85, até 19 de junho. Conforme o Inep, os candidatos podem realizar o pagamento por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

Nome social

Não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, conforme os dados cadastrados na Receita Federal.

Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita, e, se for o caso, atualizá-las.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos). As provas do Enem ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além disso, estudantes podem utilizar os resultados individuais do Enem em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.