Pular para o conteúdo
Brasil

Câmara aprova texto final de projeto que muda as regras para emendas

O projeto já havia passado pela avaliação dos deputados
Agência Estado -
Agência Brasil

A finalizou nesta terça-feira (19) a votação do projeto de lei complementar (PLP) 175/24 ,que regulamenta as regras de transparência, execução e impedimentos técnicos de emendas parlamentares ao Orçamento. O projeto já havia passado pela avaliação dos deputados, mas sofreu mudanças no Senado e teve que tramitar de novo na Câmara e será enviado à sanção presidencial.

A proposta surgiu devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a execução de emendas parlamentares até que sejam definidas regras sobre controle social, transparência, impedimentos e rastreabilidade. O ministro Flávio Dino exigiu determinou que as emendas só poderão ser pagas pelo Poder Executivo mediante total transparência sobre sua rastreabilidade.

O texto aprovado deixa de fora do limite do arcabouço fiscal as emendas de modificação se elas forem de interesse nacional, podendo ter destinatário ou localização específica se isso já constar do Projeto de Lei Orçamentária. O projeto também fixa um novo parâmetro de valor, seguindo diretriz da decisão do Supremo que prevê “obediência a todos os dispositivos constitucionais e legais sobre metas fiscais ou limites de despesas”.

Atualmente, 3% da receita corrente líquida da União no exercício anterior são direcionados às emendas parlamentares (2% para individuais e 1% para bancada) do ano seguinte. De acordo com o texto aprovado, em 2025 as emendas parlamentares para despesas primárias seguirão o critério da receita líquida, exceto para emendas de correção de erros ou omissões. No caso das emendas de comissão, o valor será de R$ 11,5 bilhões.

A partir de 2026, o limite seguirá a regra do regime fiscal, com a correção do valor do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo () mais crescimento real equivalente a 70% ou 50% do crescimento real da receita primária de dois anos antes, conforme o cumprimento ou não de metas fiscais.

No caso das emendas de comissão, o valor global será o do ano anterior corrigido pelo IPCA de 12 meses encerrados em junho do ano anterior àquele a que se refere o Orçamento votado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Ilustrativa

Governo do Estado firma acordo com 6 cidades para realização de programa de castração de pets

Sem recursos, família de homem morto por pistoleiros autoriza sepultamento em MS

Polícia é chamada para atender briga de casal e descobre maus-tratos contra irmãos em Campo Grande

‘Grande fato midiático’: Lívio considera CPI como marco do semestre na Câmara

Notícias mais lidas agora

Grávida de 6 meses foi queimada viva e corpo encontrado em casa abandonada

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Dia do detento

Condenado a 20 anos, barbeiro foragido é recapturado em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Marcada audiência para mecânico que matou família na BR-060 ser ouvido pela Justiça

Foi marcada a audiência para o que o mecânico David Lopes Queiroz, acusado de matar Drielle Leite Lopes e seus três filhos, na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, no dia 6 de abril, deve ser ouvido em setembro deste ano em outra audiência. Na audiência marcada para o dia 9 de setembro, David como … Continued

Polícia

Homem é condenado a dois anos de prisão por matar jovem após briga por cães em MS

Réu ainda deve pagar indenização de R$ 10 mil à família da vítima

Famosos

Influenciador ‘toma’ pertences de luxo de convidados durante casamento; entenda

Durante casamento, o noivo Buzeira realizou o corte de gravata e passou ‘tomando’ os pertences de luxo dos convidados; entenda

MidiaMAIS

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Monstros mexicanos, os axolotes soltam um muco revolucionário para a medicina