A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) contatou as operadoras de telecomunicações para informar sobre a possibilidade de retirar o X, antigo Twitter, do ar. Elon Musk e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes têm travado uma discussão sobre o X.

A agência deixou as empresas em sobreaviso caso alguma decisão judicial peça para retirar a plataforma do ar. As operadoras não têm autonomia para remover um único post na rede social, mas podem derrubar a plataforma inteira se o Poder Judiciário determinar, publicou o Metrópolis.

Isso acontece um dia depois de o bilionário Elon Musk, dono do X, ameaçar não cumprir as decisões do Supremo de suspensão de contas que defendem golpe de estado e compartilham notícias falsas.

Vários extremistas que usavam as redes para propagar ideias golpistas já tiveram suas contas suspensas por decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes. Musk foi além e atacou diretamente o ministro.

O bilionário escreveu, neste domingo (7), que Moraes deve renunciar ou sofrer impeachment. Ele ainda afirmou que o ministro do STF “traiu descarada e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”.

Ainda no domingo, Musk publicou mensagem no X defendendo o uso do VPN, rede privada virtual em inglês, usado para acessar a internet sem identificar o endereço do IP (protocolo de internet) do computador ou do celular.