O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi empossado neste domingo (1º), irá ao velório de Pelé, que morreu a quinta-feira (29), aos 82 anos. A cerimônia acontece na Vila Belmiro, em Santos (SP).

A última homenagem a Edson Arantes será a primeira agenda oficial de Lula como o novo presidente do Brasil, em seu 3º mandato, de acordo com a Revista Veja. O mandatário está em Brasília e embarcará para Guarulhos, de onde seguirá para Santos.

Durante a cerimônia da posse de Lula, neste domingo (1º), Pelé foi homenageado com 1 minuto de silêncio, na Câmara dos Deputados. Além de Lula, outras autoridades vão até o Estádio se despedirem presencialmente de Pelé. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também devem comparecer.

Já entre dirigentes do futebol, estarão Gianni Infantino, presidente da Fifa, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Alejandro Domínguez, presidente da Conmbebol.

Inclusive, a escolha da data – três dias depois da morte – foi um desejo de Pelé e da sua família, por causa da posse do presidente. A informação foi divulgada durante o plantão da Globo sobre a morte do ex-jogador.

Velório de Pelé

O Santos informou que o velório aberto ao público será realizado a partir das 10h (horário de Brasília). “O corpo seguirá do Hospital Albert Einstein direto para o estádio na madrugada de segunda-feira (2) e o caixão será posicionado no centro do gramado”, diz a nota do Peixe.

Segundo o clube, o acesso de populares ao velório será feito pelos portões 2 e 3, enquanto as autoridades terão acesso pelo portão 10.

A cerimônia seguirá até as 10h de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.