Pular para o conteúdo
Brasil

União adia cobrança de dívida ativa de municípios do litoral de SP e antecipa Loas

Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba foram atingidos pela tragédia
Agência Estado -
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

A Procuradoria-Geral da Nacional (PGFN) decidiu suspender prazos e procedimentos e adiar a cobrança de dívida ativa da União de municípios do litoral norte do Estado de por causa do estado de enfrentado pelas localidades decorrente de fortes chuvas na região.

Portaria da PGFN publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 22, traz uma série de medidas para beneficiar sujeitos passivos com domicílio tributário em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba.

O ato estabelece que os vencimentos das parcelas dos programas de negociação administrados pela PGFN ficam prorrogados até o último dia útil do mês: de maio de 2023, para as parcelas com vencimento em fevereiro de 2023; e de junho de 2022, para as parcelas com vencimento em março de 2023. A prorrogação não se aplica a parcelamentos realizados no âmbito do Simples Nacional

Também ficam suspensos, por 90 dias: o prazo para impugnação e o prazo para recurso de decisão proferida no âmbito do Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade (PARR); o prazo para apresentação de manifestação de inconformidade e o prazo para recurso contra a decisão no âmbito do processo de exclusão do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert); o prazo para oferta antecipada de garantia em execução fiscal, o prazo apresentação de Pedido de Revisão de Dívida Inscrita (PRDI) e o prazo para recurso contra a decisão que o indeferir.

Pela portaria, o governo federal ainda suspende, também por 90 dias, as seguintes medidas de cobrança administrativa: apresentação a protesto de certidões de dívida ativa; averbação pré-executória; e instauração de novos Procedimentos Administrativos de Reconhecimento de Responsabilidade (PARR).

Além disso, a PGFN suspende, por 90 dias, o início de procedimentos de exclusão de contribuintes de parcelamentos administrados pelo órgão por de parcelas.

BPC e LOAS

Na edição regular desta quinta-feira, 23, o Diário Oficial da União traz a autorização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para antecipação do pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial (BPC e LOAS) para os beneficiários com domicílio em Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. A antecipação também ocorre em virtude do estado de calamidade nos seis municípios em razão das recentes chuvas intensas na região do litoral paulista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
upa

Confira a escala plantonista em unidades de saúde de Campo Grande

VÍDEO mostra prisão e chegada de namorado suspeito de desaparecimento de Thácia em MS na delegacia

Inquérito investiga evasão de mais de 100 estudantes das escolas públicas de Dourados

Duda Guerra descarta reconciliação com Benício Huck: ‘A gente não se fala mais’

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Na presença de acusado, testemunhas são ouvidas em caso de corredora atropelada em Campo Grande

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

divaldo franco

Morre Divaldo Franco, líder espírita, aos 98 anos

Últimas Notícias

Brasil

PF mira rede de lavagem de propina em ação contra venda de sentenças

Supremo Tribunal de Justiça confirmou que não houve buscas na Corte

Transparência

STF julga inconstitucional lei que vedava limites de atendimentos para TEA em MS

A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde recorreu ao STF em maio de 2022

Polícia

Polícia Civil fecha boca de fumo e prende dois em Naviraí

Adolescente de 14 anos com mandado em aberto foi apreendido

Esportes

Onde assistir: Quarta-feira de futebol tem seis times brasileiros em competições internacionais

Rodada tem confrontos pela Copa Sul-americana e Copa Libertadores da América