Pular para o conteúdo
Brasil

STF suspende julgamento da Lei das Estatais após Mendonça pedir mais tempo

A Lei das Estatais foi aprovada em 2016, durante o governo Michel Temer, após investigações apontarem o uso político de empresas públicas como a Petrobras para a prática de corrupção
Agência Estado -
stf FPM repasses
Edifício-sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. (Foto: Nelson Jr./STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) interrompeu neste sábado, 11, o julgamento da ação movida pelo contra as restrições à indicação de políticos para cargos de comando em empresas públicas previstas na Lei das Estatais. A suspensão ocorreu após o ministro André Mendonça apresentar um pedido de vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. Com isso, não há prazo para o veredicto, antes previsto para o dia 17.

Ontem, quando a ação começou a ser julgada no plenário virtual da Corte, o ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso, votou por flexibilizar a legislação no que diz respeito à nomeação de políticos para cargos de direção nas estatais. O magistrado argumentou que as regras estabelecem “discriminação desarrazoadas e desproporcionais” e violam o princípio da isonomia.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, mudou de entendimento e também passou a defender alterações na Lei das Estatais. Depois de se posicionar no fim de fevereiro contra a ação do PCdoB, ele passou a sustentar, em 5 de março, que as restrições à nomeação de políticos para o comando das estatais fere direitos fundamentais, em linha com o que defende o governo, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ontem, em entrevista à CNN , que a Lei das Estatais não foi bem redigida e pode ser aperfeiçoada para não travar nomeações, mas disse que não é a favor de uma flexibilização “ampla e irrestrita” da legislação.

A Lei das Estatais foi aprovada em 2016, durante o governo Michel Temer, após investigações apontarem o uso político de empresas públicas como a para a prática de corrupção. Os principais pontos da lei dizem respeito a mecanismos para blindar as estatais de ingerência política.

Em dezembro do ano passado, os deputados federais chegaram a aprovar um projeto de lei para afrouxar a legislação sobre o tema, mas a proposta ainda enfrenta resistência no Senado.

O texto que passou no plenário da Câmara tratava inicialmente apenas de alterações nas regras sobre gastos das empresas públicas com publicidade, mas foi modificado de última hora para incluir uma redução de três anos para 30 dias no tempo de quarentena para indicados ao comando de estatais que tenham participado de campanhas eleitorais.

Na ocasião, o projeto foi visto como uma forma de facilitar a ida do ex-ministro Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Naquele mesmo dia, o presidente Luiz Inácio da Silva havia anunciado a escolha do economista para presidir a instituição de fomento. Mas Mercadante assumiu o cargo sem necessidade de alteração na lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe aviária: há seis investigações de suspeita da doença em andamento

PF abre concurso para preenchimento de mil vagas em cinco cargos

br-163

Para Zé Teixeira, Governo Federal deveria duplicar a BR-163 para ‘conservação’

Tom Cruise quer atuar por mais quatro décadas

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

Show de Alok no Pacaembu promete pirotecnia, drones e inovação

Últimas Notícias

Polícia

Motorista é preso com maconha e cocaína na BR-060 em Chapadão do Sul

Questionado, ele disse ter pego a droga em Campo Grande e que os entregaria em Cassilândia

Loterias

Apostas de Goiânia e Caraguatatuba levam R$ 103 milhões na Mega-Sena

Os números sorteados foram: 02 - 25 - 30 - 39 - 47 - 51

Polícia

Acusada de matar amante e furtar R$ 35 mil junto com comparsa é condenada a 19 anos de prisão

Ela teria planejado matar Valdomiro após ele ameaçar expor o relacionamento ao marido dela

Polícia

Dois são presos por invadir casa e roubar morador mediante ameaças

O crime ocorreu por volta das 06h30min de hoje