O calor vai continuar na maior parte do Brasil nesta segunda-feira (25), segundo projeção do (Instituto Nacional de ). Apenas três capitais do País devem registrar máximas abaixo dos 30°C: (RJ), 28°C; Florianópolis (SC), 21°C; e Porto Alegre (RS), 19°C.

Todas as demais devem registrar igual ou acima dos 30°C.

Palmas (TO), com máxima de 40°C; e Cuiabá (MT), 43°C, terão as maiores temperaturas de acordo com o instituto, seguidas por (GO) e Teresina (PI), cujos termômetros devem registrar 39°C.

Em São Paulo, segundo o CGE da Prefeitura (Centro de Gerenciamento de Emergências), a segunda-feira terá predomínio de sol entre poucas nuvens, e a temperatura deve atingir 30°C nas horas de maior aquecimento.

Os índices de umidade do ar ficam ligeiramente acima dos 30%. O dia vai terminar com aumento da nebulosidade, mas não há previsão para chuvas, informa o órgão.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, a onda de calor segue implacável nos próximos dias. Hoje (25), a previsão indica tempo firme, com variação de nebulosidade e altas temperaturas de 43°C.

Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), um bloqueio atmosférico atua e favorece as altas temperaturas, entretanto, pancadas de chuva não são descartadas ao longo do dia.

Em Campo Grande, mínima de 25°C e máxima de 37°C. Com muitas nuvens no céu. Apesar de baixa probabilidade, pode chover em áreas isoladas.

As temperaturas mínimas devem ocorrer entre 25°C e 27°C e máximas de 41°C, nas regiões sul e leste do Estado. Para as regiões norte, pantaneira, bolsão e sudoeste podem ser registradas mínimas 26°C e 29°C, e máximas de até 43°C. Em Campo Grande, mínimas entre 25°C e 26°C, com máximas até 38°C.

A condição favorece baixa umidade relativa do ar, com índice de 10 a 20%. A recomendação é beber bastante líquido, umidificar ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais secos e quentes do dia.

Já os ventos atuarão do quadrante norte, com valores entre 40 km/h e 60 km/hora, podendo ocorrer, pontualmente, rajadas de vento acima de 60 km/h.

Com informações da Agência Estado