Pular para o conteúdo
Brasil

São Paulo terá aplicativo público para transporte individual

MobizapSP promete maior retorno a motoristas e menor taxa de administração; aplicativo público tem 20 mil cadastros e motoristas já estão aptos a operar
Agência Brasil -
Aplicativo público lançado pela Prefeitura de São Paulo já tem 2,3 mil motoristas cadastrados. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)
Aplicativo público lançado pela Prefeitura de São Paulo já tem 2,3 mil motoristas cadastrados. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Cerca de 2,3 mil motoristas já se cadastraram no MobizapSP, aplicativo público para transporte individual de passageiros. Segundo a SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito), eles estão aptos a iniciar as operações.

O aplicativo público, similar às plataformas Uber e 99, é de autoria da Prefeitura de São Paulo. Ele visa a “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo”.

Entre as diferenças das plataformas privadas está o fato de não haver alterações de preço para passageiros –a chamada tarifa dinâmica– e uma melhor remuneração para motoristas.

A taxa de administração do aplicativo público é de 10,95% (fixa). A taxa no mercado privado varia entre 40% e 60%, de acordo com a prefeitura. Cerca de 20 mil usuários fizeram cadastros com interesse de utilizar o novo sistema. Por enquanto, está sendo formada a base de dados do MobizapSP. O início da operação dependerá desses registros.

“Há necessidade de um órgão regulador da cidade para termos concorrência e não uma unanimidade na iniciativa privada. Ter algo na coisa pública que a gente acompanhe tudo que está acontecendo nos carros de aplicativo. É um grande passo”, disse o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, durante o anúncio, nessa quinta-feira (9), na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Aplicativo público foca em viagens iniciadas na capital paulista

O aplicativo público foca viagens iniciadas na cidade de . Então, o destino varia de acordo com cada cliente, podem incluir outras cidades. Após o cadastro de motorista, a plataforma passa a ser disponibilizada para usuários.

Ele estará disponível para os sistemas operacionais e iOS. As corridas podem ser pagas por meio de dinheiro, cartões de crédito e débito.

O projeto foi viabilizado por meio de licitação pública, que teve como vencedor o Consócio 3C, por regime de menor percentual sobre o valor das corridas. A taxa de administração é de 10,95% (fixa). “Uma alternativa às plataformas que já atuam na cidade. Assim, ajudaremos a dar mais qualidade de vida a esses profissionais”, apontou, em nota, a prefeitura.

No site da prefeitura, estão disponíveis os termos de uso e a política de privacidade do aplicativo público, tanto para motoristas como para passageiros.

Os documentos explicam, por exemplo, em que casos o motorista pode ser bloqueado da plataforma, como as situações de violência e importunação sexual, ameaças, comportamento grosseiro, discriminação, compartilhamento da conta, desrespeitar as leis de trânsito e do aplicativo, manutenção inadequada do veículo, veicular qualquer dado do passageiro sem autorização, entre outros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vendedora de pocãs

Vendedora de poncãs entra em pânico e para de trabalhar após assédio de cliente: ‘jogava as sementes em mim’

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

russo waldemar gonçalves jornalista

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

athletico alan kardec

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

onças onde jorginho foi morto

Aprendendo a caçar? Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Ameaçada de extinção, águia-cinzenta é solta na natureza em Campo Grande

Devido à sua raridade, não se sabe muito sobre sua biologia ou população

Polícia

Tentativa de homicídio: homem leva 4 facadas durante briga em bar de Campo Grande

Vítima foi encaminhada para a área vermelha da Santa Casa

Esportes

Inter Miami e Al-Ahly empatam na abertura do Mundial de Clubes e ‘mandam recado’ ao Palmeiras

Partida começou atrasada em razão da enorme celebração preparada pela Fifa para sua nova competição

Esportes

Athletic-MG bate o Operário-PR na Série B com gol no último lance e protagonismo do VAR

Com a vitória, o Athletic encerra sequência de quatro derrotas em jogo que marcou a reestreia de seu estádio