Pular para o conteúdo
Brasil

Relator da reforma tributária no Senado descarta fatiamento da proposta

Eduardo Braga prometeu votação até outubro
Agência Brasil -
reforma relator senado (1)
O relator da indicação de Augusto Aras para o cargo de Procurador-Geral da República, senador Eduardo Braga, durante sessão deliberativa na comissão de constituição e justiça do Senado. (Reprodução, Agência Brasil)

Apesar de pressões de parte da base aliada, o relator da reforma tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), descartou o fatiamento da proposta na Casa. O parlamentar prometeu concluir a votação do texto até outubro para reenviá-lo de volta à , que votaria tudo novamente e mandaria o texto de volta ao Senado antes do fim do ano.

“Ouvi, em algum lugar, alguém dizer: vamos fazer promulgação do que é consenso e fatiar a PEC [proposta de emenda à Constituição]. Isso é uma coisa comum quando se trata de uma matéria que não é sistêmica. Mas em uma matéria sistêmica, onde o artigo primeiro tem a ver com o segundo, que tem a ver com o terceiro… É muito complexo. Portanto, a percepção que temos é que é quase impossível fatiar uma PEC sobre uma matéria sistêmica como a reforma tributária”, declarou o senador.

Braga confirmou a informação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de que a reforma tributária não deverá ter partes votadas separadamente. De manhã, Pacheco concedeu entrevista coletiva na residência oficial da Presidência do Senado, acompanhado dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet.

Na entrevista desta tarde, Braga informou que a PEC, aprovada em segundo turno na última sexta-feira (7), ainda não chegou ao Senado, mas disse que o anúncio de seu nome como relator foi adiantado para que as negociações possam começar no Senado. O parecer final, ressaltou Braga, será elaborado em acordo com Pacheco e com o presidente da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Revisão global

Tradicionalmente, o Senado aprova os pontos de consenso de uma PEC, que são promulgados, e envia o restante para os deputados. Sem adiantar comentários sobre o mérito do texto, o relator disse apenas que a simplificação dos tributos sobre o consumo, primeira fase da reforma tributária, precisa ser vista “de forma global”.

“O mais provável é votar no começo de outubro, meados de outubro. Nossa esperança e nosso desejo é de que até meados de outubro a gente possa devolver a PEC, com a esperança de que a Câmara possa deliberar e nos devolver, e para que até o final do ano tenhamos uma reforma tributária”, disse.

Um dos temas que devem ser revistos, segundo Braga, será a Zona Franca de . Para conseguir votos da bancada do , o relator da reforma na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) incluiu um fundo para a diversificação da economia do Amazonas até 2073.

A reinclusão de incentivos fiscais para as indústrias do Norte, do e do Centro-Oeste, admitiu o relator, também poderá ser revisada. O destaque que previa os benefícios foi derrubado pela Câmara dos Deputados por apenas um voto, obtendo 307 dos 308 votos necessários para ser aprovado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Turismo em alta: faturamento cresce 11,7% no 1º trimestre do ano em Mato Grosso do Sul

Preço dos quitutes de festa junina tem variação de até 238% em Campo Grande

DC define Flávio Paiva como candidato em nova eleição de Bandeirantes

ONG mineira liderada por petista ganha contrato para consultoria de políticas à infância na Capital

Notícias mais lidas agora

‘Quer um TAC?’ MPMS estuda acordo para livrar Patrola de processo por rodovia ‘despedaçada’

Batida entre caminhão-baú e picape acaba com motorista morto na BR-262 em Campo Grande

Com 15 feminicídios, Mato Grosso do Sul ocupa topo do ranking no país

Moradora de MS que chamou adolescente e policial de ‘macacos’ é condenada pela Justiça

Últimas Notícias

Trânsito

Ajoelhado, pai se desespera com acidente que matou rapaz na BR-262: ‘Meu Deus’ 

Carro bateu de frente contra um caminhão baú

Transparência

Prefeitura entra na mira de promotor para resolver irregularidades na saúde básica de Rio Negro

Após cobranças da fiscalização, administração deu início a várias medidas para resolver desde problemas estruturais à falta de informatização em distribuição de medicamentos.

Cotidiano

Lei do Refis 2025 de Dourados começa vigorar em 15 dias com descontos de até 100%

Medida foi sancionada pelo prefeito Marçal Filho (PSDB)

Polícia

Casal é condenado a 79 anos por filmar e estuprar adolescente em Campo Grande

Adolescente acabou engravidando do padrasto