Pular para o conteúdo
Brasil

Presidente do IBGE defende produção estatística com dados digitais da população

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, defendeu nesta quinta-feira, 16, que o órgão utilize em sua produção estatística os dados pessoais da população, a exemplo do que já fazem companhias de tecnologia, redes sociais e aplicativos digitais. Pochmann lembrou que grandes empresas de tecnologia já acessam e utilizam em … Continued
Agência Estado -
IBGE (Marcos Ermínio, Midiamax)
Agente do IBGE (Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, defendeu nesta quinta-feira, 16, que o órgão utilize em sua produção estatística os dados pessoais da população, a exemplo do que já fazem companhias de tecnologia, redes sociais e aplicativos digitais.

Pochmann lembrou que grandes empresas de tecnologia já acessam e utilizam em seus bancos de dados informações como fotografias, mensagens, roteiros percorridos e decisões de compras de usuários de internet e redes sociais.

“Tudo isso está autorizado a ser utilizado por empresas que não pertencem ao Brasil. E essas informações são espontaneamente transferidas. E nós temos que ter o trabalho de ir até os brasileiros, consultar os brasileiros. Eu quero dizer que vamos continuar fazendo isso. Mas precisamos fazer mais. Precisamos entrar de fato nessa nova fase”, defendeu Pochmann em discurso, durante o evento “1º Encontro Diálogos IBGE 90 Anos”, em Parada de Lucas, na zona norte do .

“O IBGE, para obter suas informações, entrevista os brasileiros, vai à casa dos brasileiros. Mas hoje nós sabemos que todos nós, de certa maneira, que usamos internet e redes sociais, doamos as nossas informações gratuitamente”, acrescentou.

O presidente do IBGE disse que já tem travado uma série de diálogos sobre o assunto, inclusive com o presidente da Anatel, com objetivo de avançar na construção de um sistema nacional autônomo de estatística, geografia e dados. Segundo ele, o sistema será autônomo, porque as informações seriam integradas e mantidas, mas não apropriadas pelo IBGE.

“Isso é uma questão de decisão nacional”, frisou. “Se quisermos ser um país autônomo, não apenas política e economicamente, mas também do ponto de vista da informação, do dado, é preciso, avançar nesse sentido. É um tema tratado nos grupos de trabalho, essencial como os demais.”

Para Pochmann, o Brasil “vive uma mudança de época”, com possibilidade de construir um futuro melhor, mas que depende “cada vez mais dos dados, da estatística, da geografia, algo que é o elemento fundante do próprio IBGE”.

“A revolução informacional mudou o curso da história e tornou o conjunto dos dados e suas aplicabilidades o modelo de negócios. Essa mudança de época faz com que hoje o IBGE não esteja mais sozinho. Ele faz parte já de uma competição de empresas e instituições, muitas delas estrangeiras, que dominam os dados, e que permitem inclusive conhecer mais o Brasil do que o próprio IBGE, ter mais informações que o presidente da República, que o governador, que o prefeito. Isso é possível através do avanço da internet, das redes sociais, e que nós, naturalmente , espontaneamente, fomos transferindo nossas informações para aquelas instituições que mantêm a própria internet”, justificou

As declarações foram dadas por Pochmann no primeiro dia do evento – fechado à imprensa, mas transmitido virtualmente – que definirá 12 diretrizes para a atuação do IBGE nos próximos três anos, até seu 90º aniversário, em 2026, último ano do atual mandato do presidente Luiz Inácio da Silva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Sem uma das pernas, ladrão escala muro e furta televisão de escola em MS 

“Retomar o crescimento”: Lands defende pacote de austeridade e diz que periferia vai ser maior beneficiada

vacina

Mais de 60 bebês recebem nova vacina contra meningite em Campo Grande

Rotina de Michael Schumacher após grave acidente é revelada; saiba detalhes

Notícias mais lidas agora

Adriane proíbe gastos acima da inflação e prepara Campo Grande para novas obras

‘Era alegria da casa’, diz tio de menino de 11 anos encontrado morto em MS

malebolge prefeito operação

Ao STF, juiz diz não ter acesso a provas usadas pelo MPMS em denúncia por corrupção

Casa Branca nega culpa em tragédia com 103 mortos

Últimas Notícias

Polícia

Homem procura ajuda em hotel após ser espancado em MS

A vítima não revelou a motivação da agressão nem quais seriam os autores

Polícia

Procurado por homicídio qualificado é preso em Fátima do Sul após quase duas décadas

O foragido foi localizado após uma denúncia anônima

Polícia

Abandonadas, casas viram refúgios de ladrões e causam medo em moradores de Campo Grande

Criminosos furtam residências para trocar por drogas na região, denunciam moradores

Mundo

Justiça da Flórida manda novamente intimar Moraes em caso de empresa de Trump

Duas empresas acusam Moraes de censurar conteúdos publicados nas redes sociais no Brasil