Pular para o conteúdo
Brasil

PF vai ouvir general Dutra de Menezes e mais 80 militares sobre atos do 8 de janeiro

Oitivas serão realizadas na quarta-feira por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo
Agência Estado -
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vai tomar o depoimento de cerca de 80 militares sobre os atos do dia 8 de janeiro, quando radicais invadiram e depredaram as dependências do Supremo, Planalto e Congresso. As oitivas serão realizadas nesta quarta-feira, 11, por ordem do ministro , do Supremo. Entre os militares a serem ouvidos está o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que era chefe do Comando Militar do Planalto no dia 8 de janeiro.

As diligências são realizadas no bojo da investigação sobre a participação de policiais militares e membros das nos atos golpistas. A apuração tramita em sigilo no STF e instaurada após pedido da Polícia Federal para investigar a ‘autoria’ e a ‘materialidade’ de ‘eventuais crimes cometidos por integrantes das Forças Armadas e Polícias Militares’.

A decisão de abrir o inquérito, perante o STF, chancelou a competência da Corte máxima para julgar os militares envolvidos na ofensiva antidemocrática. No despacho, Alexandre de Moraes ponderou que as suspeitas não envolvem ‘crimes militares’ e sim ‘crimes de militares’.

A medida que as investigações sobre os atos golpistas vão avançando, fecha-se o cerco para diferentes grupos ligados à ofensiva radical.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República finalizou as denúncias relativas aos presos na Praça dos Três Poderes – considerados executores do vandalismo – e aos detidos no dia 9 de janeiro, no acampamento em frente ao QG do Exército em – classificados como incitadores.

Ao todo, 1.390 denúncias foram apresentadas ao Supremo Tribunal Federal. Até o momento, as acusações atingem 239 investigados apontados como executores dos atos de vandalismo, 1.150 incitadores da ofensiva extremista e um policial legislativo acusado de suposta omissão ante a depredação das sedes dos Três Poderes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Semu oferece cursos gratuitos de vendas e automaquiagem em dois bairros de Campo Grande

Incêndio atinge terreno no Jardim Presidente e fumaça é vista a quilômetros de distância 

Caminhão pega fogo na BR-163 e rodovia tem congestionamento de 3 km em Campo Grande

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS já aderiram ao acordo de ressarcimento

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Agência Brasil

Eduardo Bolsonaro pede que os EUA ‘mandem uma resposta’ ao Brasil após decisão contra o pai

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Usina de açúcar e álcool oferta vagas de emprego em Aparecida do Taboado

As oportunidades são para diferentes profissionais, em quatro setores da usina

Brasil

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Medidor de glicose da marca "Ok Pro" foi reprovado em teste feito pela Fiocruz

Mundo

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Vídeo publicado pela menina já acumula mais 60 milhões de visualizações na plataforma de vídeo

Brasil

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Em nota, opositores fizeram comparação entre Lula e Bolsonaro