Pular para o conteúdo
Brasil

Novo chanceler reforça compromisso de restaurar diplomacia brasileira

O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tomou posse hoje (2) à noite destacando o compromisso de reconstruir a diplomacia brasileira. Prometendo reconduzir o Brasil ao “grande palco das relações internacionais”, o chanceler disse que dará atenção especial ao resgate de laços com a América Latina e o Caribe. “A política externa voltará a … Continued
Agência Brasil -
Entre os fóruns que o novo governo pretende reforçar, disse Vieira, estão a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tomou posse hoje (2) à noite destacando o compromisso de reconstruir a diplomacia brasileira. Prometendo reconduzir o ao “grande palco das relações internacionais”, o chanceler disse que dará atenção especial ao resgate de laços com a e o Caribe.

“A política externa voltará a traduzir em ações a visão de um país generoso, com mais justiça social”, declarou Vieira, chanceler em 2015 e 2016 no segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff.

Entre os fóruns que o novo governo pretende reforçar, disse Vieira, estão a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

O chanceler também assumiu compromisso com a transição para energias limpas e com o respeito aos acordos internacionais sobre o meio-ambiente. “Isso exigirá diplomacia ambiental e climática de primeira grandeza”, declarou. Vieira prometeu levar adiante a proposta apresentada por Lula em novembro, na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), de organizar uma reunião de cúpula sobre a Amazônia no Brasil.

Apesar da intenção do governo brasileiro de retomar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, fechado em 2019, mas ainda não ratificado por diversos países, Vieira disse que manterá o diálogo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o processo de adesão do Brasil ao grupo, que exige o cumprimento de diretrizes econômicas, políticas, ambientais e sociais.

Despedida

Diferentemente da maioria das cerimônias de posse, o antecessor esteve presente para fazer a transmissão do cargo. Em seu discurso, o ex-chanceler Carlos defendeu sua gestão à frente da pasta. Segundo ele, a atuação do nos últimos anos concentrou-se no enfrentamento a três problemas urgentes: a pandemia de covid-19, os desafios econômicos e o eixo climático.

Entre suas realizações, França destacou a compra de vacinas, tanto para a covid-19 como para a varíola dos macacos (monkeypox). O ex-ministro defendeu ainda a gestão ambiental do governo anterior, dizendo que o Brasil fechou acordos para estimular o mercado de créditos de carbono.

Decisões
Como uma das primeiras ações no novo governo, o Ministério das Relações Exteriores aceitou a indicação do sociólogo Sebastián Depolo Cabrera como embaixador do Chile no Brasil. O processo estava parado há dez meses porque Depolo atuou nos protestos estudantis no Chile em 2011, o que, segundo o governo anterior, inviabilizaria sua atuação diplomática no país.

Prevista para as 19h, a posse do novo chanceler atrasou cerca de 45 minutos por causa da maratona de conversas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve ao longo de todo o dia com chefes de Estado e de Governo que prestigiaram ontem (1º) a cerimônia de posse presidencial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Agente patrimonial

Com 191 vagas, inscrições para seleção de agente patrimonial encerram nesta segunda

Desnível em rodovia na BR-262 acaba com tombamento de carreta carregada com algodão

Moradora de Dourados procura dono de ‘peru perdido’ em bairro da periferia

VÍDEO: Homem é flagrado arrancando corrimão de empresa do centro de Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Vostok: ameaçado, David Chita troca de advogados para negociar delação

maça

Empresa investigada por fraude de licitação e merenda podre atua em várias cidades de MS

‘Farra do INSS’: suplente de vereador em Campo Grande comprou imóveis por R$ 600 mil

Polícia paraguaia faz pente-fino em busca de armas em celas com presos do PCC

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

UEMS está com inscrições abertas para concurso de técnico em educação

São 48 vagas divididas por áreas de conhecimento e nível de escolaridade

MidiaMAIS

Você foi? Show de Luísa Sonza bateu recorde impressionante em Campo Grande

O que achou? Apresentação teve o dobro do público esperado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Polícia

Corregedoria da Polícia Civil investiga morte de empresário dentro de cela de delegacia em Campo Grande

Empresário foi preso por ser flagrado dirigindo bêbado

Famosos

Evangélico, Eliezer rebate críticas por ir ao show de Lady Gaga: ‘Acham que são Deus’

Após se converter ao evangelho, ex-BBB Eliezer foi detonado por comparecer ao megashow da cantora Lady Gaga na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro