A BYD anunciou hoje, em cerimônia em Salvador, a instalação de um complexo industrial em Camaçari, na Bahia. O evento contou com a participação da vice-presidente global da marca, Stella Li, além de representantes do governo estadual.

Maior fabricante de veículos elétricos do mundo, a gigante asiática investirá, em cinco anos, cerca de R$ 3 bilhões na instalação de três fábricas no complexo da Bahia, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos com sua implantação. Além de veículos de passeio, serão feitos no local chassis de ônibus e caminhões elétricos, assim como uma divisão de baterias.

O UOL Carros apurou que a empresa assumirá as instalações da Ford, inclusive engenheiros da marca chinesa estiveram no local fazendo vistoria na última semana. O acordo, porém, ainda não foi anunciado oficialmente.

O polo de Camaçari é a última fábrica que ainda pertencia à marca norte-americana no Brasil. A montadora, que anunciou o fim de sua produção local em 2021, já vendeu suas instalações em Taubaté (SP) e São Bernardo do Campo (SP). “A empresa [BYD] está tratando com a Ford para uma possível negociação. Estaremos acompanhando, pois é a negociação entre duas indústrias”.

O planejamento industrial terá como objetivo inicial 30 mil veículos, podendo chegar à capacidade produtiva de 150 mil unidades ano. A BYD fabricará para o mercado interno, além de focar na exportação dos produtos. O SUV híbrido Song e o hatch médio Dolphin são os mais cotados para serem os modelos de largada. “Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirmou Stella Li, que também é CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

De acordo com o cronograma, todas as unidades começam a ser implantadas neste ano e têm previsão de conclusão no segundo semestre de 2024. O que será produzido na Bahia A empresa irá produzir cinco veículos no complexo baiano, entre eles o Dolphin, o híbrido Song, uma picape e o elétrico subcompacto Seagull, que tem porte similar ao do Ford Ka, feito na mesma fábrica até 2021.

O quinto produto seria um modelo inédito. A meta da BYD é participar do mercado no segmento dos veículos urbanos e entregar carros como o 100% elétrico ao preço de no máximo R$ 110 mil. O Seagull começará importado e será comercializado a partir do primeiro trimestre de 2024.

Em seguida, o Polo de Camaçari estará pronto para receber um outro investimento – nova fase, na categoria dos “pesados”, para produção dos chassis de ônibus e caminhões elétricos, assim como a divisão de baterias. A BYD está no Brasil desde 2015. A empresa tem fábricas em Campinas, onde produz chassis de ônibus elétricos, e módulos fotovoltaicos para painéis solares e, em Manaus, montou em 2020 uma fábrica para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio.

(Com Uol).