Pular para o conteúdo
Brasil

Justiça e Turismo vão investigar a 123 Milhas por cancelamento de viagens

Os ministérios da Justiça e do Turismo anunciaram neste sábado, 19, que vão investigar a empresa 123 Milhas pelo cancelamento de pacotes e emissão de passagens da linha promocional PROMO para o período de setembro a dezembro. A decisão da empresa, classificada como “grave” pelo Turismo, foi anunciada nesta sexta-feira, 18, e, conforme pontuou o … Continued
Agência Estado -
Reprodução

Os ministérios da Justiça e do anunciaram neste sábado, 19, que vão investigar a empresa 123 Milhas pelo cancelamento de pacotes e emissão de passagens da linha promocional PROMO para o período de setembro a dezembro. A decisão da empresa, classificada como “grave” pelo Turismo, foi anunciada nesta sexta-feira, 18, e, conforme pontuou o governo, irá afetar viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

Nesta sexta, a empresa afirmou que irá devolver integralmente, com correção monetária acima da inflação, os valores pagos pelos clientes que compraram passagens, hotéis e pacotes de viagem. “Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023”, alegou a agência.

A apuração deverá ser feita pela Secretaria Nacional do (Senacon), que integra o Ministério de Justiça e Segurança Pública. Para o Turismo, é necessário esclarecer as razões dos cancelamentos, identificar todos as pessoas atingidas e promover a reparação de danos a todos os clientes prejudicados

“O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados”, disse em nota o Ministério do Turismo, chefiado por Celso Sabino (União-PA).

A Senacon informou que, dependendo das informações da empresa, poderá abrir um processo administrativo que pode resultar em multa. Também afirmou que os consumidores que se sentirem lesados poderão fazer registro na plataforma consumidor.gov.br.

O Ministério do Turismo ainda declarou que ambos os ministérios estão “empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé”. “O MTur e o MJSP acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informadas todas as pessoas e setores envolvidos”, concluiu.

Segundo a 123 Milhas, as passagens já emitidas, que possuem localizador ou e-ticket, estão mantidas. Os pedidos da linha Promo que ainda não foram emitidos, com embarques previstos para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, serão cancelados. “Nesse caso, estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes”, diz a empresa.

Procurada por e-mail neste sábado, a empresa respondeu que “no momento estamos priorizando o posicionamento da 123 Milhas”, se referindo às medidas anunciadas ontem.

Medidas de compensação

O de também informou que vai notificar a 123 Milhas na segunda-feira, 21. O órgão de defesa do consumidor disse que vai questionar a empresa sobre os motivos para a suspensão. Também quer saber como a agência se preparou para esta situação, como está informando seus clientes e quais as medidas de mitigação ou compensação para não prejudicar os consumidores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Candidatos têm até terça-feira para se inscreverem em concurso do IFMS

Banco Master: Crescendo sua Presença no Mercado Brasileiro

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Semana do Registro Civil leva atendimento gratuito a Campo Grande em maio 

Notícias mais lidas agora

Assassino de Ivone foi preso quatro vezes por violência doméstica

Deixou para última hora? Busca por ovos de Páscoa gera fila por poucas opções

glaice jane PT (1)

Gleice desiste e Vander Loubet concorre sozinho ao comando do PT de Mato Grosso do Sul

Desalojadas de comunidade, famílias pedem doações após perderem até alimentos durante chuva

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Campo Grande recebe oficina de capacitação para produtores culturais 

O evento será realizado 30 de abril pelo Banco do Brasil, através do Circuito Edital de Cultura

Le Blog Maria Antonia

Emily vai a Roma: novos rumos, amores e desafios na próxima temporada

A quinta temporada de Emily em Paris já tem data para começar a ser gravada:

MidiaMAIS

Vendas liberadas: Nikolas Ferreira estará em MS para o evento ‘Conexões Inspiradoras’

Vendas liberadas a partir deste sábado (19). Ingressos vão de R$ 69 a R$ 200

Sem Categoria

VÍDEO: Ponte de madeira que dá acesso à fazendas quebra e é levada durante chuva em Caracol

Sem a ponte, moradores e produtores rurais ficam isolados