Jornalista é detido após ordem de delegada durante programa ao vivo, no Pará
Sindicato dos Jornalistas do Pará apontou possível restrição à liberdade de imprensa
Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante um programa ao vivo, o jornalista Wellington Júnior foi detido após uma delegada, identificada como Alice Lang, pedir para a transmissão ser interrompida, em Belém, no Pará. O caso foi divulgado na sexta-feira (20) pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
O repórter estava acompanhado do cinegrafista Reginaldo Rodrigues, em transmissão para o programa Bora Cidade, da RBATV, afiliada da Band no Pará, no dia 13 deste mês. Eles reportavam o roubo de uma bicicleta por um trio de criminosos.
De acordo com testemunhas, os profissionais estavam no pátio da delegacia, quando Alice chegou gritando. Ela ordenou que a transmissão fosse encerrada e não cedeu à explicação do repórter de que estava ao vivo.
Abraji
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) informou que, como a reportagem não terminou, Wellington Júnior ficou detido por duas horas dentro da sala da delegada, até que assinasse um termo circunstanciado de desobediência à autoridade policial.
Pelas redes sociais, a Abraji cobrou esclarecimentos sobre o caso para a Polícia Civil.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiou a atitude da delegada e apontou possível restrição à liberdade de imprensa.
“O Sinjor-PA entrou imediatamente em contato com o colega por telefone, colocou a assessoria jurídica à disposição para acompanhar o caso e ofereceu apoio no que fosse necessário. Na ocasião, Wellington Jr. informou que a TV RBA garantiu suporte jurídico e agradeceu a solidariedade”, disse a organização.
Em nota, a RBATV disse que os profissionais foram constrangidos e que acompanha o caso.
“Eles foram constrangidos e impedidos de fazer o trabalho pela delegada de Polícia Civil da seccional. Ela ainda não autorizou que eles deixassem o prédio até que fosse feito um Boletim de Ocorrência. Em nenhum momento, eles descumpriram qualquer ordem ou pedido prévio feito pela autoridade policial e ficaram retidos por mais de duas horas. A RBATV por meio de sua assessoria jurídica acompanha o caso e presta toda assistência aos profissionais da emissora”, pontuou a emissora.
A Corregedoria da Polícia Civil do Pará informou que já tem conhecimento do caso e “vai levantar todas as informações necessárias para que o fato seja devidamente esclarecido”.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.