Pular para o conteúdo
Brasil

Fracassa tentativa do governo Lula de barrar na Câmara votação do Marco Temporal

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu a primeira derrota na Câmara, no início da noite desta terça-feira, ao ver rejeitado o requerimento para retirada de pauta do projeto de lei 490/2007, o chamado PL do Marco Temporal Por 257 votos a 123, o plenário rejeitou o pedido de retirada. O governo … Continued
Agência Estado -
Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília
Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília. (Foto: Reprodução, Agência Brasil)

O governo de Luiz Inácio da Silva (PT) sofreu a primeira derrota na , no início da noite desta terça-feira, ao ver rejeitado o requerimento para retirada de pauta do projeto de lei 490/2007, o chamado PL do Marco Temporal Por 257 votos a 123, o plenário rejeitou o pedido de retirada.

O governo havia orientado a base a votar a favor da retirada, mas conseguiu menos da metade dos votos contra a remoção do projeto. O projeto estabelece como regra para demarcação de reservas indígenas apenas as áreas por eles ocupadas até a promulgação da Constituição em 1988. O resultado da primeira votação indica que o governo não teria votos para barrar sua aprovação ainda nesta terça.

Grupos de indígenas são contra a aprovação do projeto e fizeram atos em .

O projeto de lei é o único item da pauta da sessão plenária desta terça. O presidente da Câmara, (Progressistas-AL), confirmou que a votação visa antecipar o Supremo Tribunal Federal, que vai voltar a analisar o tema no próximo dia 6 de junho.

“O Congresso precisa demonstrar ao Supremo que está tratando a matéria com responsabilidade”, disse. “Não temos nada contra os povos originários, mas estamos falando de 0,2% da população brasileira em cima de de 14% do território”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

tereza carrefour

Tereza Cristina acredita em possível negociação entre Brasil e EUA sobre tarifa de 50%

Cobertura vacinal contra dengue cai 52,76% em relação à primeira dose

Bebê estuprada pelo pai estava tratando infecção após traqueostomia

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Familiares procuram mulher que desapareceu após sair para comprar fraldas em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Ele já estava preso desde quando cometeu os crimes, em 2023

Economia

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

Com homologação de plano, pagamentos devem começar em 24 de julho

Política

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Prefeitura diz que o programa vai ajudar a asfaltar mais de 20 bairros de Campo Grande

Política

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

Eleições podem renovar o próprio mandato de Papy a frente da Casa de Leis