Pular para o conteúdo
Brasil

Esposa e duas filhas de ex-presidente da Funai morrem em acidente em Goiás

Neto de Sydney Possuelo também estava no carro e sobreviveu
Aliny Mary Dias -
Acidente deixou veículo destruído (Foto: Divulgação, Corpo de Bombeiros)

Acidente na tarde desta terça-feira (5) matou a esposa e as duas filhas do ex-presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Sydney Possuelo, na BR-020, em Formosa de Goiás.

De acordo com o portal Terra, o carro em que a família estava bateu em uma carreta. O neto de Sydney, um menino de 10 anos, estava no veículo e sobreviveu.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os carros bateram de frente. Os veículos envolvidos no acidente eram uma Carreta Scania que transportava carga de algodão, conduzida por um homem de 34 anos, e um Suzuki Grand Vitara 2WD, de cor marrom, conduzido por uma das filhas de Possuelo, de 47 anos, que tinha mais três passageiros a bordo.

Em nota publicada nesta quarta-feira (6), a Funai lamentou as mortes. Confira a nota na íntegra:

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) vem a público manifestar imenso pesar diante do falecimento da companheira e das duas enteadas do sertanista e ex-presidente da fundação, Sydney Possuelo, ocorrido na última terça (5), num grave acidente na BR-020, próximo à via de acesso ao município de Flores de Goiás (GO).

O carro onde estavam Rosita Mascarenhas Watkins, de 64 anos, as filhas Karla Mascarenhas Watkins e Michelle Mascarenhas Watkins; e o neto de  Rosita, de 10 anos, bateu em uma carreta. A criança sobreviveu.

Defensora dos direitos dos povos indígenas e ativista social, Rosita trabalhou na Embaixada do por duas décadas. Ela trabalhava na produção de internacional sobre a Amazônia e a trajetória de Sydney Possuelo. Era companheira há sete anos de Possuelo, um dos principais sertanistas do país, que nos anos 1980 ajudou a instituir a política de não contato com povos isolados, adotada desde então pela Funai.

Para Joenia Wapichana, presidenta da Funai, a perda de Rosita é inestimável. “Rosita era amiga de todos. Tinha a consideração de me ligar perguntando se eu estava bem, e dizia que podia contar com eles. Sempre foi muito atenciosa e solidária”.

Rosita esteve com Joenia, pela última vez, em 28 de julho de 2023, em um evento convocado pelo Cacique Raoni Metuktire, na Aldeia Piaraçu (MT), em que ocorreu o anúncio da aprovação dos estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore, localizada nos estados do e Mato Grosso. Intitulado “Chamado de Raoni”, o evento buscou promover a defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil, buscando estabelecer uma plataforma unificada de reivindicações em defesa de seus direitos territoriais, culturais e ambientais.

Em junho de 2023, Rosita também esteve na sede da Funai, em , acompanhada de Sydney Possuelo e da atriz Lucélia Santos, numa visita de cortesia. Na ocasião, foram recebidos pela assessora Parlamentar, Ana Paula Sabino, e pela Assessora de Acompanhamento de Estudos e Pesquisas, Maial Kaiapó.

A Funai lamenta profundamente a perda e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas diante dessa tragédia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes