Calorão: Mato Grosso registra as cinco temperaturas mais altas do Brasil

Com 40°C, Cuiabá foi a cidade mais quente do Brasil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
calor
Segunda será de altas temperaturas no Brasil (Foto: Marcos Ermínio, Jornal Midiamax)

A onda de calor que atinge todo o Brasil em pleno inverno eleva as temperaturas e assusta moradores em todas as partes do país. O estado vizinho, Mato Grosso, teve um recorde nesta quarta-feira (23), com cinco cidades liderando as temperaturas mais altas do Brasil.

Mato Grosso do Sul também registra calorão, que deixa os termômetros perto dos 40°C no Estado. Confira nesta reportagem dicas para se proteger da onda de calor.

De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as cinco cidades mais quentes do Brasil, até às 15 horas desta quarta, foram:

  1.  Cuiabá (MT): 40,6°C
  2. Rondonópolis (MT): 40,3°C
  3. Porto Estrela (MT): 39,8°C
  4. Rosário Oeste (MT): 39,8°C
  5. Guarantã do Norte (MT) e Guiratinga (MT): 39,7°C

Conforme a Climatempo, essa situação climática é decorrente de uma grande massa de ar seco e quente que ganhou força sobre o País no decorrer desta semana, atuando sobre praticamente todas as regiões. Estima-se que as altas temperaturas permaneçam até sábado (26), quando está prevista uma nova frente fria.

Ventos em baixos níveis da atmosfera

A MetSul ressalta que o calor extremo para agosto é uma consequência da atuação de uma forte corrente de jato, ou seja, ventos em baixos níveis da atmosfera que transportam ar muitíssimo quente do Norte do Brasil e áreas mais ao Norte do Centro-Oeste em direção ao Sul e o Sudeste.

Ainda de acordo com a MetSul, a massa de ar extremamente quente cobre o Norte do Brasil e seus efeitos se estendem tanto para o Centro-Oeste quanto Nordeste do país, com temperaturas máximas perto ou acima de 40°C. “A massa de ar é tão quente que a temperatura supera 40°C em áreas da floresta amazônica, onde normalmente a excessiva umidade impede valores tão extremos de temperatura”, afirma a empresa de meteorologia.

*Com informações da Agência Estado

Conteúdos relacionados

escola