Pular para o conteúdo
Brasil

Brasil alcança marca de 156 milhões de pessoas conectadas à internet

O Brasil superou neste ano a marca de 156 milhões de pessoas com 10 anos ou mais conectadas à internet (computador ou celular), equivalente a 84% da população do País. O número foi revelado nesta quinta-feira, 16, pela pesquisa anual TIC Domicílios 2023, realizada em parceria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR … Continued
Agência Brasil - Publicado em
Compartilhar
celular
Smartphone, celular, em uso. (Arquivo Midiamax)

O Brasil superou neste ano a marca de 156 milhões de pessoas com 10 anos ou mais conectadas à internet (computador ou celular), equivalente a 84% da população do País. O número foi revelado nesta quinta-feira, 16, pela pesquisa anual TIC Domicílios 2023, realizada em parceria do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) com o Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.Br).

Houve um aumento no crescimento de usuários conectados em 2023, em relação aos 80% registrados no ano passado. A alta acontece após um período de relativa estabilidade, quando o biênio da pandemia de covid fez o porcentual estacionar entre 80% e 82%. Em 2019, esse número era de 71%.

O número de pessoas conectadas, porém, pode ser ainda maior, de 164 milhões. A pesquisa aponta que há uma parcela da população que afirma não ter usado a internet, mas que declara o uso de aplicativos no smartphone que exigem conexão, como serviços bancários.

Em 2023, a alta foi impulsionada pelo público feminino, cujo porcentual saiu de 81% do ano passado para 86% em 2023. E, também, pelas classes C e D/E: respectivamente, esses extratos da população saíram de 87% para 91% e 60% para 67%. Já as classes A e B, na mesma pesquisa, saíram de 100% para 98% e 97% para 98%, nessa ordem.

Ainda que a alta porcentual tenha sido maior para as classes D/E, o número absoluto de brasileiros incluídos à internet foi maior na classe C, dado o tamanho absoluto de pessoas nesse grupo. “É uma camada da população que tem mais renda e consegue trazer internet para os domicílios”, diz Fabio Stolini, um dos coordenadores da TIC Domicílios 2023, em apresentação do relatório nesta quinta.

O número de pessoas que não utilizam a rede (“não-usuários”) foi de 29 milhões, queda em relação aos 36 milhões de 2022. A maior parte é urbana (24 milhões), tem Ensino Fundamental (24 milhões), é negra (17 milhões), é da classe D/E (17 milhões), é idosa (16 milhões), é do sexo masculino (16 milhões) e está no Nordeste e Sudeste (10 milhões em cada região).

“O número de brasileiros desconectados ainda é preocupante”, afirma em nota Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.Br, e cocoordenador da pesquisa. “Na medida em que muitas atividades e serviços são disponibilizados exclusiva ou preferencialmente no ambiente online, não ter acesso à internet significa estar excluído de inúmeras oportunidades”.

A TIC Domicílios 2023 foi feita em todo o território do Brasil, com coleta entre março e junho deste ano em 23,9 mil domicílios (e 21,2 mil indivíduos respondentes) com entrevistas face a face Realizado desde 2005, o objetivo é traçar um perfil do acesso do brasileiro a tecnologias de conexão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

'CPI do Consórcio Guaicurus' chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados