Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro enfrenta 2º julgamento nesta terça no TSE; entenda o que está em jogo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta nesta terça-feira, 10, mais um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Estão na pauta três ações sobre o uso da estrutura da Presidência da República na campanha de 2022. Elas serão julgadas em conjunto. Bolsonaro já foi condenado em junho pelo TSE. O ex-presidente teve os direitos políticos suspensos, … Continued
Agência Estado -
bolsonaro-tse-acao
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (Reprodução, Agência Brasil)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta nesta terça-feira, 10, mais um julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estão na pauta três ações sobre o uso da estrutura da Presidência da República na campanha de 2022. Elas serão julgadas em conjunto.

Bolsonaro já foi condenado em junho pelo TSE. O ex-presidente teve os direitos políticos suspensos, o que na prática significa que ele estará fora das eleições nos próximos oito anos.

Uma nova condenação não afetará concretamente o destino político de Bolsonaro. Se for sentenciado novamente à inelegibilidade, será pelo mesmo período, ou seja, as punições não são somadas.

Entenda em cinco pontos o julgamento:

Ações

As ações questionam transmissões ao vivo e entrevistas concedidas por Bolsonaro no e no Palácio da Alvorada durante a campanha de 2022.

Os processos são movidos pela Coligação da Esperança, do presidente Luiz Inácio da Silva, pelo PDT e pela Federação PSOL-Rede. Os partidos defendem que Bolsonaro seja condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

Veja os eventos questionados:

– Live do dia 18 de agosto de 2022: Bolsonaro pediu votos para si e para aliados políticos, exibindo inclusive ‘santinhos’ de candidatos;

– Live de 21 de setembro de 2022 na biblioteca do Palácio da Alvorada: Bolsonaro anunciou transmissões diárias para divulgar candidaturas;

– Entrevistas coletivas concedidas nos dias 3 e 6 de outubro de 2022 no Palácio do Planalto: Bolsonaro anunciou apoios de governadores e de artistas.

A legislação eleitoral limita o uso da estrutura pública por quem está no cargo para evitar um desequilíbrio na disputa em favor dos candidatos que disputam a reeleição.

Defesa de Bolsonaro

A defesa de Bolsonaro e Braga Netto argumenta que o Palácio da Alvorada é o ‘local de moradia’ do presidente e que não há irregularidade em usá-lo para fazer as lives. Argumenta ainda que a intérprete de libras que participa das lives atuou fora do expediente.

Manifestação da PGR

O vice-procurador-geral Eleitoral Gonet Branco informou ao Tribunal Superior Eleitoral que não vê irregularidades na conduta de Bolsonaro e defendeu a absolvição do ex-presidente. O parecer reconhece que os eventos organizados por Bolsonaro na sede do governo e na residência oficial ‘esbarram na proibição da lei’, mas conclui que não há provas de que tenham afetado o resultado da eleição.

“A legislação eleitoral visa a assegurar a igualdade das partes que disputam a confiança dos eleitores, não a conservação de prédios públicos”, diz um trecho da manifestação entregue ao TSE na semana passada. “Não se mostra, menos ainda, razoável supor que o público da live tenha sido fortemente impactado pelo fato de haver uma estante às costas do Presidente da República.”

Passo a passo do julgamento

– O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, relator das três ações, abre o julgamento com a leitura do relatório;

– Os advogados de acusação e defesa terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos;

– O vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco apresentará o parecer do Ministério Público Eleitoral;

– Votos (na ordem): Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e e Alexandre de Moraes.

Consequências

Se for condenado, Bolsonaro ficará inelegível por oito anos. O efeito prático hoje é pequeno, considerando que já existe uma sentença que suspendeu seus direitos políticos. A diferença é que, se conseguir reverter o resultado do primeiro julgamento, a partir do recurso que já foi protocolado por sua defesa junto ao Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente terá mais uma condenação pesando contra si. As chances de vitória no STF, no entanto, são consideradas pequenas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem encontrado morto com tiro à queima roupa em assentamento tinha 34 anos

Governo colombiano declara emergência sanitária por alta no número de casos de febre amarela

Subea

Consultório móvel para cães e gatos da Subea passa pelas Moreninhas nesta semana

Mulher é agredida com soco na boca e enforcada pelo marido no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Restaurada há 4 meses, alagamento danificou estrutura da BR-267

Missa Páscoa 2022

Confira a programação: Domingo de Páscoa celebra a Ressurreição do Senhor

moradores

Mais de mil pessoas vivem em situação de rua em Campo Grande, mostra estudo

Piastri larga bem, força erro de Verstappen, vence GP da Arábia Saudita e lidera Mundial da F-1

Últimas Notícias

Esportes

Atlético-MG derrota Botafogo em belo jogo no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro

Jogo ficou eletrizante e os goleiros foram os protagonistas

Emprego e Concurso

Encerram nesta semana inscrições para concursos do IFMS com 80 vagas

Prova objetiva será aplicada no dia 25 de maio de 2025

Polícia

Quadrilha especializada do Ceará é presa furtando cabos de telefonia em Dourados

Suspeitos disseram que receberiam R$ 140 por dia para retirarem os cabos

Famosos

Fã critica decoração de Páscoa e Bruna Biancardi reage: “Pensada com carinho”

Seguidora criticou escolha do coelho como símbolo de decoração