Pular para o conteúdo
Brasil

União Brasil e PP discutem fusão e projetam bancada com mais de 100 deputados

No Senado, novo partido deve reunir 30 parlamentares
Adriel Mattos -
orçamentária aponsentadoria
Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro. (Jefferson Rudy, Agência Senado)

O União e o PP discutem uma fusão às vésperas do primeiro turno das eleições gerais de 2022. Segundo a CNN Brasil, o objetivo é formar uma “super bancada” na Câmara dos Deputados na próxima legislatura.

As conversas estão sendo conduzidas pelo ministro-chefe da Casa Civil e presidente licenciado do PP, Ciro Nogueira; o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o vice-presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda. A opção de nome para a nova legenda seria União.

A estimativa que os dois partidos, após a fusão, reúnam 115 deputados federais, com base em pesquisas eleitorais. O União Brasil espera eleger 65 deputados e o PP 40. No Senado Federal, a nova agremiação teria 30 parlamentares.

Neste caso, Mato Grosso do Sul poderia contribuir com dois membros, com Soraya Thronicke (União) e (PP), caso as projeções se confirmem e a deputada federal seja eleita no domingo (2).

Já na Câmara, o Estado teria um membro, caso Luiz Ovando (PP) se reeleja. Tereza e (União) vão concluir o mandato. Rose disputa o Governo do Estado.

Fusão do União Brasil e do PP já movimenta disputa pela presidência do Senado

A fusão deve permitir a troca de legenda, o que afeta a disputa pela presidência do Senado em 2023. Para a sucessão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já há um interessado: (União/AP).

Ciro, Lira e Rueda conversaram por três vezes em (DF), Teresina (PI) e Maceió (AL). O presidente da Câmara recebeu o líder do União na capital alagoana em jantar na noite de sexta-feira (30).

A avaliação é de que a experiência na fusão do DEM e do PSL, que resultou no União Brasil, será essencial para o PP se fundir ao União. O processo deve avançar 30 dias depois do segundo turno, em 30 de outubro.

Ainda conforme a CNN, a nova legenda daria vantagem ainda para Lira se reeleger presidente da Câmara. Além disso, o futuro União deve ainda estar na base do governo, seja quem for eleito presidente da República.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trabalhador rural picado por cobra é socorrido pelo grupamento aéreo dos Bombeiros

Deputado Pedro Lucas recusa convite para ser ministro das Comunicações

Polícia apreende mais de meia tonelada de droga em meio a mata

Volta Redonda e Ferroviária não saem do zero no fechamento da 4ª rodada da Série B

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Familiares procuram Eder que desapareceu em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

Vasco faz jogo pobre e empata com o Lanús em São Januário pela Sul-Americana

Quem tomou as ações no começo foi o Lanús,

Polícia

Polícia apreende mais de 150 quilos de droga que seguiam para Naviraí

Na ação, um homem de 23 anos e um menor foram presos

Esportes

Inter toma 3 gols, reage, empata com Nacional e é o líder do Grupo F da Libertadores

O jogo foi marcado também pelas cinco intervenções do VAR só no primeiro tempo

Brasil

Papa Francisco inspira atendimento à população de rua em São Paulo

O espaço está sob coordenação do padre Julio Lancelloti