Pular para o conteúdo
Brasil

TSE emitiu título de eleitor para 850 mil jovens até 21 de março

Jovens entre 15 e 18 anos podem tirar o 1º título e votar em outubro
Agência Brasil -
eleições eleitores jovens eleições
Foto: Reprodução.

O número de jovens entre 15 e 18 anos que tiraram o primeiro título de eleitor até 21 de março foi de 854.685, informou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para emitir o documento e estar apto a votar nas eleições de outubro segue até 4 de maio. O procedimento pode ser feito inteiramente online.

As novas emissões ocorrem em meio a uma campanha de mobilização promovida pela nas redes sociais, que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, e também internacionais, como o norte-americano Mark Ruffalo.

A mobilização ocorreu após a Justiça Eleitoral identificar o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE registrava, no total, pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo.

O menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões.

Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia procura por mais de 23 mil prontuários médicos extraviados por servidoras alvo de operação

menino notado por dupla sertaneja

‘Esse aí é artista’: De Campo Grande, menino de 4 anos é notado por famosa dupla sertaneja

senado cpi bets

Com relatora de MS, CPI das Bets ouve presidente do BC e Deolane Bezerra nesta semana

Prefeitura irá apurar conduta de servidoras de CAPs alvo de operação em Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Servidoras do CAPs do Aero Rancho são alvo de operação

Bioparque

Processo seletivo com 23 vagas para o Bioparque encerra inscrições nesta segunda

Últimas Notícias

Brasil

STF: para maioria, teto de gasto não se aplica à receita do Judiciário

Demais ministros têm até a próxima sexta-feira para votar

Famosos

Nathalia Valente e Yuri Meirelles anunciam sexo do primeiro filho: ‘Muito amor’

Juntos há pouco mais de um ano, Nathalia Valente e Yuri Meirelles estão à espera do primeiro filho; em um Chá Revelação, eles anunciaram o sexo da criança

Polícia

Homem é esfaqueado no tórax e levado em estado grave para hospital de Dourados

Um suspeito pelo crime já estaria identificado pela polícia

Polícia

Vaca enfurecida é abatida por policiais em rodovia após risco de acidente em Paranaíba

Policiais não conseguiram deter animal e tiveram que abatê-la